A Microsoft partilhou uma publicação no seu blogue oficial onde alerta para a descoberta de uma falha de segurança considerada crítica na ferramenta de Inteligência Artificial da Apple - conhecida como Apple Intelligence.
A tecnológica de Redmond nota que esta vulnerabilidade foi encontrada no sistema operativo macOS para computadores Mac, sublinhando que pode ser explorada por hackers para aceder a informação pessoal sensível.
A publicação de blogue da Microsoft explica que a vulnerabilidade tem origem num erro em mecanismos conhecidos como Transparency, Consent, and Control (TCC) que são usados no macOS para restringir acesso a dados privados dos utilizadores.
“As implicações desta vulnerabilidade são mais severas devido à capacidade de extrair informação sensível armazenada em cache pela Apple Intelligence, como é o caso de dados precisos de geolocalização, metadados de fotografias e vídeos, dados de reconhecimento facial e pessoal, histórico de pesquisa, preferências do utilizador, entre outros”, explicou a Microsoft.
A empresa nota também que os riscos “são ainda mais complicados e agravados” pela ligação remota entre contas iCloud, “o que significa que um atacante com acesso ao dispositivo macOS de um utilizador pode explorar a vulnerabilidade para determinar informações remotas de outros dispositivos ligados à mesma conta iCloud”.
Felizmente, parece que a Apple já corrigiu esta vulnerabilidade em março de 2025 através de atualizações para a versão Sequoia 15.4 do sistema operativo.
Leia Também: Apple fecha loja física na China pela primeira vez. Quota de mercado caiu