Continua a dar que falar o caso que está a ser investigado pela Polícia Judiciária de Setúbal de uma mulher norte-americana que diz ter sido alvo de uma tentativa de sequestro dentro de um veículo conduzido por um motorista da Uber.
A empresa já afirmou não ter registo da viagem e, em resposta ao Notícias ao Minuto, aproveita para recordar “o vasto leque de ferramentas” de segurança que os utilizadores têm dentro da app e à sua disposição caso se sintam em risco.
Entre elas, recorda a Uber, estão a capacidade de “gravar áudio das viagens, a partilha do estado da viagem em tempo real com até cinco contactos” e ainda “o botão de emergência que permite ligar diretamente para o 112” com o qual conseguirá partilhar toda a informação relevante - incluindo posição GPS em tempo real, a marca e modelo do carro e também a matrícula.
“São mais de 20 medidas e inovações de segurança em vigor, que têm sido desenvolvidas ao longo dos anos, com base na experiência acumulada em mais de 70 países, onde se realizam mais de um milhão de viagens por hora na nossa plataforma. Estão publicadas no site da Uber Portugal e disponíveis para consulta na aplicação”, pode ler-se no comunicado oficial que a Uber remeteu ao Notícias ao Minuto.
A Uber explica ainda que é possível reportar “de imediato e facilmente” qualquer incidente que tenha lugar durante a viagem, bastando ao passageiro ir ao Centro de Segurança na app, tocando no botão “que se assemelha a um escudo de segurança” para reportar a situação e falar com um agente.
Reportar um incidente não tem lugar exclusivamente durante as viagens. A Uber sublinha que tal é possível fazer após a viagem. “Temos equipas especializadas em segurança baseadas em Portugal, no nosso Centro de Excelência, que investigam todas as denúncias, entrando em contacto com as partes envolvidas (utilizadores, motoristas ou terceiros), tomando as ações necessárias, incluindo o apoio na apresentação de queixas junto das autoridades competentes sempre que necessário”, afirma a Uber.
Leia Também: Uber vai ter o seu próprio serviço de robotáxi