O cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman, marcou presença no mais recente episódio do podcast ‘This Past Weekend’ de Theon Von no YouTube e revelou que está preocupado com o efeito que as redes sociais podem ter nas crianças.
Estas declarações surgem numa altura em que têm sido publicados estudos sobre o efeito de ferramentas de Inteligência Artificial nos mais jovens, notando que uso prolongado pode criar “dívida cognitiva” em alguns casos. Dada a grande popularidade do ChatGPT, é natural que Sam Altman e a sua OpenAI recolham uma maior atenção no que diz respeito a discutir potenciais riscos criados pela disseminação de Inteligência Artificial.
“Tenho preocupações sobre jovens e tecnologia”, explicou Altman, especificando que os vídeos de curta duração são especialmente preocupantes. “Penso que o pico de dopamina dos ‘feeds’ de vídeos curtos está provavelmente a interferir com o desenvolvimento cerebral das crianças de uma forma super profunda”.
Por outro lado, Altman não se preocupa especialmente com o efeito que a Inteligência Artificial poderá ter nos mais jovens, confessando estar mais atento à forma como os utilizadores mais velhos se adaptarão a esta tecnologia.
“Se olharmos para a História do mundo, as pessoas que crescem com uma nova tecnologia são sempre fluentes”, notou o líder da OpenAI. “Conseguem sempre perceber o que fazer. Essas pessoas aprendem sempre a fazer os novos trabalhos. Mas, se tens 50 anos, tens de aprender a fazer as coisas de uma forma diferente e nem sempre funciona”.
Leia Também: OpenAI deve lançar próxima geração do ChatGPT em agosto