Francisco Assis "convencido" de que Carneiro será líder do PS: "Apoiarei"

O eurodeputado socialista Francisco Assis disse que terá "todo o gosto" em ter José Luís Carneiro como secretário-geral do Partido Socialista e que o ex-ministro terá o seu apoio.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
23/05/2025 22:19 ‧ há 6 horas por Notícias ao Minuto

Política

Francisco Assis

O eurodeputado do Partido Socialista (PS) Francisco Assis considerou, esta sexta-feira, que José Luís Carneiro "detém as qualificações necessárias para liderar o partido" após a saída de Pedro Nuno Santos - e anunciou que o ex-ministro da Administração Interna terá o seu apoio na candidatura ao cargo de secretário-geral.

 

"Se a questão é saber se José Luís Carneiro detém as qualificações necessárias para liderar o partido, a minha resposta é claro que tem. Já o demonstrou várias vezes ao longo da sua vida política, nos mais diversos cargos que desempenhou", disse, em entrevista à CNN Portugal.

O eurodeputado considerou o antigo ministro "tem características de liderança" e que "tudo indica que José Luís Carneiro venha a ser o próximo secretário-geral do Partido Socialista".

Ainda assim, reconheceu que "o trabalho com que se depara ao PS não é um trabalho para um homem só", mas sim "para todo o partido", após o resultado das eleições legislativas de 18 de maio.

O socialista disse também que terá "todo o gosto" em ter José Luís Carneiro como secretário-geral do Partido Socialista e que o ex-ministro terá o seu apoio. "Estou convencido e terei todo o gosto em que ele seja [secretário-geral do PS] e apoiarei o José Luís Carneiro. Já falei com ele esta semana", disse.

Francisco Assis saudou ainda Pedro Nuno Santos, que tem "uma longa trajetória" na política, mas ao longo da sua liderança do Partido Socialista "teve uma atuação altamente patriótica".

"Não inviabilizou o programa do Governo, contribuiu para a viabilização do Orçamento do Estado, rejeitou moções de censura, teve sempre disponibilidade para o diálogo", exemplificou.

Sublinhe-se que, esta sexta-feira, o antigo secretário de Estado e comentador Miguel Prata Roque revelou que pondera avançar na 'corrida' à liderança do PS, contra a candidatura de José Luís Carneiro. O objetivo será combater os "consensos balofos" e uma tentativa de "amordaçar o debate interno" no partido.

A Comissão Nacional do PS reúne-se no sábado de manhã, a partir das 11h00, em Lisboa, para analisar os resultados das eleições legislativas e aprovar calendários e regulamentos eleitorais.

Com a saída de Pedro Nuno Santos do cargo de secretário-geral do PS, após o terceiro pior resultado da história do partido nas eleições legislativas do último domingo, foram vários os nomes apontados, nos últimos dias, para ocupar o lugar de liderança. Alguns até mostraram estar disponíveis, como foi o caso da ex-ministra da Presidência Mariana Vieira da Silva, mas na quinta-feira garantiram estar fora da 'corrida', deixando, para já, Carneiro sozinho na 'luta' pela liderança.

Leia Também: Averiguações preventivas a Montenegro e Pedro Nuno? PGR pede urgência

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas