A base militar dos EUA em Fort Stewart, no estado da Geórgia, esteve encerrada após a confirmação por parte de um porta‑voz da polícia local de que havia "um atirador ativo" nas instalações. Pelo menos, cinco soldados foram alvejados. O suspeito foi detido pelas autoridades.
De acordo com a página de Facebook Fort Stewart Hunter Army Airfield todos receberam tratamento no local e foram transferidos para uma unidade hospitalar.
"Não há ameaça ativa para a comunidade", indicou a mesma página, acrescentando que o atirador havia sido detido. "O incidente continua sob investigação e não vão ser prestadas mais informações até esta estar terminada".
O incidente terá ocorrido por volta das 11h00 (16h00 em Lisboa) desta quarta-feira. O atirador foi detido pelas 11:35 locais (16h35 em Lisboa), adiantou a mesma fonte.
Também não é conhecida, ainda, a motivação do suspeito.
BREAKING: Soliders run to shelter as active shooter situation at Fort Stewart unfolds
— Nick Sortor (@nicksortor) August 6, 2025
They are STILL on lockdown, as a potential SECOND shooter could be in the vicinity
MULTIPLE casualties reported
Pray for our troops pic.twitter.com/zUlm0bUe5p
Na publicação na página de Facebook do Forte Stewart, o porta-voz da base militar instruiu todos os funcionários da área isolada a "ficarem dentro de casa, fecharem e trancarem todas as janelas e portas".
"Devido ao estado de bloqueio, todos os portões do Forte Stewart estão neste momento fechados", informaram as autoridades militares.
O governador da Geórgia, Brian Kemp, está em contacto com as autoridades policiais e o congressista Buddy Carter, cujo distrito pelo qual foi eleito inclui Forte Stewart, disse numa publicação 'online' que está a acompanhar a situação.
Fort Stewart é uma base do exército norte-americano que treina e mobiliza unidades ativas e de reserva, sendo também a sede da 3.ª Divisão de Infantaria. Moram em permanência no local mais de 10 mil pessoas, incluindo militares, familiares e funcionários civis do exército.
[Notícia atualizada às 18h12]
Leia Também: Pelo menos quatro mortos em tiroteio num bar do Montana. Suspeito em fuga