Foi detido o homem que acendeu um cigarro com a chama do Soldado Desconhecido, sob o Arco do Triunfo, em Paris, França, ao final do dia da passada segunda-feira. A situação causou controvérsia nas redes sociais e levou o governo francês a avançar com uma ação judicial.
No vídeo, é possível ver um homem ajoelhado junto da chama do túmulo, com um cigarro na boca. Depois de o acender, sai do local de forma tranquila. As imagens tornaram-se virais nas redes sociais.
A informação sobre a detenção foi avançada pelo ministro francês Bruno Retailleau através de uma publicação na rede social X (antigo Twitter): "O homem que profanou a sepultura do Soldado Desconhecido com a chama da memória foi detido por violação de sepultura, túmulo, urna ou monumento erigido em memória dos mortos".
O ministro dá ainda conta de que, "na sequência da denúncia feita pela chefia da polícia", o homem vai ser "apresentado à justiça".
"Este gesto, indigno e miserável, ofende a memória daqueles que morreram pela França", concluiu.
L’homme qui a profané la tombe du Soldat inconnu en allumant une cigarette avec la flamme du souvenir a été interpellé à Paris pour violation de sépulture, tombeau, urne ou monument édifié à la mémoire des morts. Il a été placé en garde à vue et a reconnu les faits. À la suite du…
— Bruno Retailleau (@BrunoRetailleau) August 5, 2025
Por sua vez, a ministra delegada para a Memória e Assuntos dos Veteranos, Patricia Miralles, agradeceu às autoridades "pela rápida detenção deste indivíduo".
"Caminhar sobre o túmulo do Soldado Desconhecido. Acender o seu cigarro com a chama eterna. Não é um simples desvio, é profanação. França jamais tolerará que se viole a memória daqueles que morreram por ela. Nunca", escreveu também na rede social X.
Merci aux policiers pour l’arrestation rapide de cet individu.
— Patricia Miralles (@MIRALLESMP) August 5, 2025
Marcher sur la Tombe du Soldat inconnu. Allumer sa cigarette à la flamme éternelle.
Ce n’est pas un simple écart : c’est une profanation.
La France ne tolérera jamais qu’on salisse la mémoire de ceux qui sont morts… https://t.co/Cd9iKySUoU
Após o sucedido, a agência France-Press noticiou que não tinha sido possível localizar de imediato o homem, mas que as autoridades estavam à sua procura.
O jornal conservador Le Figaro afirma que a cena foi filmada por um turista letão de passagem por Paris "na segunda-feira, 4 de agosto, pouco antes das 21h00 (20h00 em Lisboa), e publicada pela primeira vez na rede social TikTok imediatamente a seguir, antes de ser amplamente partilhada" no X.
"Não parecia estar embriagado ou sob o efeito de drogas. Pelo contrário, estava claramente consciente do que estava a fazer e orgulhoso por o ter feito", frisou a pessoa que se identificou como autora do vídeo.
Leia Também: Corpo degolado e estripado. Jovem detido após crime que chocou França