Acende cigarro com chama do Soldado Desconhecido em Paris e é detido

O homem que acendeu um cigarro com a chama do Soldado Desconhecido, em Paris e que era procurado pelas autoridades, já foi detido pelas autoridades. O momento foi filmado por pessoas que se encontravam no local e foi amplamente partilhado nas redes sociais.

FrançaVídeo

© Reprodução X/ Reprodução X/ Forces Spéciales Françaises

Maria Gouveia
05/08/2025 21:11 ‧ ontem por Maria Gouveia

Mundo

França

Foi detido o homem que acendeu um cigarro com a chama do Soldado Desconhecido, sob o Arco do Triunfo, em Paris, França, ao final do dia da passada segunda-feira. A situação causou controvérsia nas redes sociais e levou o governo francês a avançar com uma ação judicial.

 

No vídeo, é possível ver um homem ajoelhado junto da chama do túmulo, com um cigarro na boca. Depois de o acender, sai do local de forma tranquila. As imagens tornaram-se virais nas redes sociais.

A informação sobre a detenção foi avançada pelo ministro francês Bruno Retailleau através de uma publicação na rede social X (antigo Twitter): "O homem que profanou a sepultura do Soldado Desconhecido com a chama da memória foi detido por violação de sepultura, túmulo, urna ou monumento erigido em memória dos mortos". 

O ministro dá ainda conta de que, "na sequência da denúncia feita pela chefia da polícia", o homem vai ser "apresentado à justiça".

"Este gesto, indigno e miserável, ofende a memória daqueles que morreram pela França", concluiu.

Por sua vez, a ministra delegada para a Memória e Assuntos dos Veteranos, Patricia Miralles, agradeceu às autoridades "pela rápida detenção deste indivíduo".

"Caminhar sobre o túmulo do Soldado Desconhecido. Acender o seu cigarro com a chama eterna. Não é um simples desvio, é profanação. França jamais tolerará que se viole a memória daqueles que morreram por ela. Nunca", escreveu também na rede social X.

Após o sucedido, a agência France-Press noticiou que não tinha sido possível localizar de imediato o homem, mas que as autoridades estavam à sua procura. 

O jornal conservador Le Figaro afirma que a cena foi filmada por um turista letão de passagem por Paris "na segunda-feira, 4 de agosto, pouco antes das 21h00 (20h00 em Lisboa), e publicada pela primeira vez na rede social TikTok imediatamente a seguir, antes de ser amplamente partilhada" no X.

"Não parecia estar embriagado ou sob o efeito de drogas. Pelo contrário, estava claramente consciente do que estava a fazer e orgulhoso por o ter feito", frisou a pessoa que se identificou como autora do vídeo.

Leia Também: Corpo degolado e estripado. Jovem detido após crime que chocou França

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas