Menino de 10 anos visita guardas que lhe salvaram a vida. Eis o vídeo

Um menino, de 10 anos, ficou inconsciente devido a "sintomas graves de afogamento" e foi salvo um guarda da Guardia Civil espanhola, que percebeu rapidamente que podia estar a sofrer um ataque epilético.

Menino de 10 anos visita guardas que lhe salvaram a vida. Eis o vídeoVídeo

© Guardia Civil

Notícias ao Minuto
03/08/2025 18:56 ‧ há 5 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Espanha

Um menino de 10 anos ficou inconsciente devido a "sintomas graves de afogamento" em Sax, Alicante, no sul de Espanha, e foi salvo por familiares e por um elemento da Guardia Civil espanhola. Dias após ter alta, foi até ao quartel agradecer por lhe salvarem a vida.

 

Segundo conta o jornal ABC, a criança foi salva por familiares e um guarda civil após ter-se afogado na piscina, no passado dia 17 de julho. O menino chegou a ficar inconsciente e deixou de respirar quando mordeu a língua, provavelmente devido a um ataque epilético. 

O alerta às autoridades foi dado pela irmã mais velha, que adiantou que o menino tinha sido retirado do fundo da piscina e que estava inconsciente e a respirar com dificuldade. 

Após o alerta, uma patrulha da Guardia Civil localizou imediatamente a casa e, quando chegou, encontrou a criança a respirar com dificuldades, aparentando ter alguma obstrução. 

A família explicou depois que estavam na piscina quando, a certa altura, perceberam que o criança, que tinha mergulhado, não voltava à superfície.

Os familiares retiraram o menino do fundo da piscina já inconsciente e realizaram manobras de reanimação cardiopulmonar, conseguindo que expelisse uma grande quantidade de água e começasse a respirar.

Enquanto a tentavam estabilizar, um dos dois guardas civis percebeu que a vítima poderia estar a sofrer um ataque epilético e que, enquanto convulsionava, estava a morder a língua, o que impedia que o ar passasse pelas vias respiratórias.

O guarda correu para ir buscar Cânulas de Guedel - um tubo de plástico que, quando inserido na boca da vítima, evita que a língua caia para fora e a consequente obstrução da passagem de ar - ao veículo da Guardia Civil, colocou-lhe uma na boca e conseguiu que continuasse a respirar até à chegada dos serviços de saúde.

"Graças ao facto de tanto os familiares como os agentes terem conhecimentos em primeiros socorros, conseguiram mantê-lo vivo até à chegada da equipa médica que estabilizou o menor e o transportou para o hospital", adiantou a Guardia Civil em comunicado. 

Após ser reanimado e posteriormente estabilizado por uma equipa médica dos serviços de emergência, o menino foi transportado de helicóptero para Hospital Universitário e Politécnico La Fe de Valência, onde permaneceu internado por dois dias.

Na passada quinta-feira, 31 de julho, menos de duas semanas após o incidente, a criança fez questão de visitar os guardas no Quartel de Sax. O abraço entre o menino e guarda que o salvou foi gravado e divulgado pela autoridade espanhola.

A mãe escreveu, ainda, uma carta de agradecimento, onde destacou o carinho e a proximidade que os guardas demonstraram durante a ação.

Pode ver, na galeria acima, imagens da ocorrência e da visita do menino ao Quartel de Sax.

Leia Também: Adolescente de 13 anos e pai morrem em queda de avioneta em Espanha

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas