Desabamento em mina de ouro na Bolívia provoca cinco mortos

Cinco mineiros morreram na sequência de um desabamento numa das maiores minas de ouro da região andina de Potosí, no sudoeste da Bolívia, anunciaram as autoridades locais.

mina, mineiros, capacete

© Reuters

Lusa
02/08/2025 19:44 ‧ há 4 horas por Lusa

Mundo

Bolívia

O incidente ocorreu na sexta-feira, na mina de Amayapampa, no município de Chayanta, a cerca de 300 quilómetros da cidade de Potosí, segundo um relatório policial, citado pela Efe.

 

Os cinco mineiros não trabalhavam na mina de Amayapampa, mas tinham autorização para procurar ouro, no âmbito da tradição "Paqoma", na qual o garimpo é permitido nos dias 31 de julho e 01 de agosto de cada ano.

Em março, outros cinco mineiros morreram e dois ficaram feridos após um desabamento numa mina numa cidade do departamento de La Paz.

Amayapampa é a maior mina da região de Potosí, com a exploração de ouro a céu aberto, pela Corporação Mineradora Boliviana.

Na Bolívia, o trabalho na mineração é dividido entre o setor estatal, composto por sindicatos de trabalhadores, o setor privado e o setor cooperativo, composto por associações autónomas, sem dependências patronais.

As cooperativas mineiras operam geralmente em minas marginais com condições mínimas de trabalho, deixando os trabalhadores expostos a acidentes.

Os acidentes nas minas bolivianas são frequentemente causados pela inalação de gases tóxicos, em alguns casos por derrocadas e, em menor grau, por explosões.

Leia Também: Sobe para cinco o número de mortos nos confrontos na Bolívia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas