O fogo deflagrou na cidade de Mentrida, na região de Castilla-La Mancha, no centro de Espanha, a cerca de 50 quilómetros (30 milhas) a sudoeste da capital.
As autoridades locais pediram aos residentes que ficassem em casa e fechassem as janelas, depois de explicarem que com o fogo já tinham ardido cerca de 3.000 hectares até o final da noite.
Os bombeiros, em terra e no ar, estavam a trabalhar para extinguir o incêndio, que começou por volta das 15 horas.
O vento levou o fumo para Madrid, onde durante a tarde o céu tornou-se laranja e denso.
Grande parte do território espanhol está sob aviso de calor e alerta de possíveis incêndios, com temperaturas que hoje atingiram 37 graus Celsius (100 graus Fahrenheit) em Madrid.
A Europa é o continente que regista o aquecimento mais rápido do mundo, com as temperaturas a aumentarem com o dobro da velocidade da média global desde a década de 1980, de acordo com o Serviço de Alterações Climáticas Copernicus da União Europeia.
Os cientistas alertam para o facto de as alterações climáticas estarem a exacerbar a frequência e a intensidade do calor e das secas, o que torna os locais mais vulneráveis aos incêndios florestais.
Fotos y video de mi amiga Rakel Rodríguez desde Madrid capital del #incendio forestal en #Mentrida (Toledo). Mucha precaución. pic.twitter.com/5Nkjn2xEqO
— Jose Luis Escudero Gallegos (@tormentayrayos) July 17, 2025
#ULTIMAHORA Un incendio cerca de la localidad toledana de Méntrida ha provocado una intensa columna de humo visible desde todo el sur de Madrid, provocando gran alarma entre los ciudadanos
— Telemadrid (@telemadrid) July 17, 2025
https://t.co/7MFN3WUaBq pic.twitter.com/ExmqNGgF32
El incendio de hoy 17/07 en Calypo Fado, Casarrubios del Monte.#mentrida #incendio pic.twitter.com/3PPQp6esV6
— 𝕯𝖊𝖒𝖔𝖘 (@Fer93Ruiz) July 17, 2025
Leia Também: Justiça pede prisão para companheiro da líder da Comunidade de Madrid