O ingrediente popular que deve trocar o mais rápido possível

Ao contrário dos alimentos guardados no frigorífico, pode ser difícil saber quando é hora de deitar fora os alimentos da despensa. Muitas vezes, eles não começam a cheirar mal, murchar ou mudar drasticamente de cor.

Especiarias

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
07/08/2025 21:07 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Alimentação

Existem alguns alimentos que podem durar meses em embalagens fechadas e ainda estarem bons para comer. Massas, arroz, bolachas, mistura de frutos secos, são apenas alguns exemplos.

 

Ao contrário dos alimentos guardados no frigorífico, pode ser difícil saber quando é hora de deitar fora os alimentos da despensa. Muitas vezes, eles não começam a cheirar mal, murchar ou mudar drasticamente de cor, como acontece com os produtos hortícolas, o leite e até mesmo as sobras do jantar.

Há um item da despensa em particular que, segundo um nutricionista culinário, muitas pessoas usam muito depois de ter passado o seu prazo de validade.

É muito provável que na sua despensa haja especiarias ou ervas que já tem há anos. Se for esse o caso, já está mais do que na hora de se livrar delas e comprar novas. "Embora a sabedoria convencional diga que as ervas secas duram de um a três anos, aprendi ao longo de anos de cozinha — e com o que a minha mãe, que é chef gourmet, me ensinou — que, para obter um sabor verdadeiramente vibrante, é preciso substituí-las a cada seis meses, no máximo", refe Jenny Eden Berk, nutricionista culinária e coach de psicologia alimentar, ao site Parade.

As especiarias não estragam (o que significa que não causam danos físicos se consumidas mesmo depois de anos), mas a sua potência diminui com o tempo, o que significa que perderá muitos dos seus benefícios para a saúde.

Por exemplo, todas as ervas e especiarias contêm antioxidantes, que ajudam a prevenir a inflamação e apoiam a saúde cardíaca.

“Ervas frescas são sempre a melhor opção [para benefícios nutricionais e sabor], quando possível”, diz Berk. “Para especiarias, o que faz a diferença é moê-las você mesmo. Especiarias inteiras podem manter a sua potência por até quatro anos, enquanto as versões pré-moídas perdem a sua magia muito mais rápido”, acrescenta.

Consumir especiarias velhas não vai fazer mal à saúde. Mas vai fazer com que perca os seus benefícios para a saúde. "A boa notícia é que ervas e especiarias velhas não são perigosas para o consumo, apenas decepcionantes do ponto de vista do sabor", diz Berk. Do ponto de vista nutricional, as ervas frescas oferecem mais benefícios e, embora as ervas secas mantenham suas propriedades saudáveis, a sua potência diminui com o tempo. "Especiarias inteiras mantêm o seu valor nutricional por três a quatro anos, enquanto especiarias moídas mantêm seu valor nutricional por dois a três anos", diz Berk.

Como saber se as suas especiarias perderam o sabor? Berk diz para examinar a cor e o aroma. Se a cor desbotou e o aroma diminuiu, elas não estão tão saborosas como antes. "A maneira mais fácil de saber se as suas especiarias perderam o sabor é confiar no seu olfato. Se o aroma estiver fraco, o sabor também estará", diz Berk. 

Para que as suas ervas e especiarias durem o máximo possível, Berk diz para mantê-las em recipientes herméticos e armazená-las em local fresco e seco. Embora muitas pessoas congelem alimentos para que durem mais tempo, Berk não recomenda fazer isso com especiarias e ervas. Isso pode fazer com que as especiarias e ervas percam o sabor e a potência, além de causar aglomeração.

Leia Também: Sem ideias para jantar? Experimente este caril de gambas de Jamie Oliver

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas