O hábito matinal que (inesperadamente) pode afetar a sua memória

Uma forma poderosa de reduzir o risco de demência é ter uma rotina matinal que consista em hábitos que apoiem a saúde do cérebro. E há um hábito que parece ser de grande importância.

Acordar, despertador

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
07/08/2025 07:01 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Memória

É sabido que boas noites de sono e a prática regular de exercício físico são boas para o cérebro.

 

Aliás, de acordo com a investigação científica, cerca de 35% dos casos de demência são causados por fatores de risco modificáveis. Alguns dos fatores de risco modificáveis mais notáveis incluem a hipertensão, a obesidade, a diabetes, o tabagismo, a inatividade física e o isolamento social. Isto mostra que, embora a prevenção da demência não esteja totalmente sob o nosso controlo, há muito que se pode fazer para minimizar o risco.

Uma forma poderosa de reduzir o risco de demência é ter uma rotina matinal que consista em hábitos que apoiem a saúde do cérebro.

E há um hábito que parece ser de grande importância: o pequeno-almoço. "Nunca se deve saltar o pequeno-almoço. O cérebro precisa de muita glucose de manhã, depois de dormir e sonhar durante tantas horas", afirma o Gary Wenk, professor de psicologia e neurociência na Universidade Estatal de Ohio, citado pelo site Parade.

A neurologista Pamela Youssef também afirma que tomar o pequeno-almoço é importante para preservar a memória, tanto a curto como a longo prazo. "Várias investigações estudaram os efeitos de não tomar o pequeno-almoço na cognição e na memória a curto e a longo prazo. Apesar de não ter sido estabelecida uma causa clara, as teorias sugerem que o cérebro precisa de combustível para funcionar e que não tomar o pequeno-almoço pode afetar o consumo de energia no cérebro, conduzindo a efeitos negativos na memória a curto prazo", afirma.

Um estudo científico que analisou 264 pessoas com idades compreendidas entre os 25 e os 45 anos concluiu que os participantes que tomaram o pequeno-almoço tiveram um melhor desempenho em testes cognitivos do que os participantes que não tomaram o pequeno-almoço. Isto significa que, se tiver uma tarefa importante para fazer, tomar um pequeno-almoço rico em nutrientes pode dar-lhe uma vantagem.

Quanto à forma como saltar o pequeno-almoço tem impacto na memória a longo prazo, a investigação científica mostra que saltar o pequeno-almoço está associado a hábitos menos saudáveis em geral e está associado a um maior risco de demência.

Embora a razão exata pela qual saltar o pequeno-almoço tem um impacto negativo na saúde do cérebro precise de mais investigação para ser totalmente conhecida, o Youssef diz que a razão provável é que o cérebro precisa de nutrientes para funcionar corretamente. Da mesma forma que o corpo precisa de nutrientes para se desenvolver, o mesmo acontece com o cérebro.

Ambos os especialistas do cérebro afirmam que o que se come ao pequeno-almoço desempenha um papel importante na saúde cognitiva. Para garantir que a sua dieta geral (incluindo o pequeno-almoço) apoia a saúde do cérebro, o Youssef recomenda seguir a dieta mediterrânica ou DASH. Ambos os planos alimentares dão prioridade a frutas, legumes, cereais integrais, proteínas de origem vegetal, peixe e gorduras saudáveis (como o azeite), minimizando a carne vermelha e os alimentos ultra-processados.

Leia Também: A tentar perder peso? Saiba se há uma hora melhor para o pequeno-almoço

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas