De todas as cidades dos EUA, Orlando ocupa a oitava posição em número de mosquitos, de acordo com um relatório recente da Terminix. Aliás, o estado da Flórida ocupa a terceira posição geral, atrás do Texas e da Califórnia. "Temperaturas quentes e alta humidade criam um ambiente ideal para a proliferação dos mosquitos", afirma o relatório.
Então, como é que o Disney World, localizado bem no centro de Orlando, com muitos recursos hídricos, não tem absolutamente nenhum mosquito? O motivo é inacreditável.
Como é que o Disney World se mantém livre de mosquitos
Num vídeo recente do TikTok, o influenciador conhecido como Disney Dad, partilha o truque "genial" por trás da ausência de mosquitos no Disney World.
Quando o realizador Walt Disney estava a projetar o parque temático em meados da década de 1960, contratou um entomologista - um cientista que estuda insetos - para criar uma maneira de manter os mosquitos afastados sem afetar a experiência dos visitantes.
"Primeiro, a Disney não deixa a água parada", explicou o influencer. "Nada de poças. Tudo escoa rápido. As fontes fluem constantemente. Até fossos decorativos têm circulação."
@disney_dad1 Why you never see mosquitoes at Disney World. Disney Disney World Epcot Magic Kingdom Hollywood Studios Disney History Animal Kingdom Disney world castle Disney world Orlando #waltdisneyworld #disneyworld #disney #disneydad #disneyworldorlando original sound - Disney Dad
Num outro vídeo, ressalta que até mesmo os edifícios e paisagens são projetados para desencorajar água parada: "Calhas, telhados e passarelas são construídos para drenar água".
Por que é que isso é importante? "Os mosquitos são atraídos por água parada, porque é um ambiente estável onde os seus ovos se podem desenvolver e eclodir", informou Diana Ludwiczak, inspetora de percevejos e pragas certificada em Nova Iorque e fundadora da Doctor Sniffs Bed Bug Dogs, à Best Life. "As larvas precisam de água parada para sobreviver, então poças de água paradas são locais ideais para a reprodução."
Leia Também: Da Índia à Rússia. Estas são as dez estátuas mais altas do mundo
O influencer do TikTok, Disney Dad, acrescentou que a equipa do Disney World "borrifa levemente os parques com um repelente à base de alho".
O alho é frequentemente usado em repelentes naturais de mosquitos, já que os insetos detestam o cheiro, mas ele não é percetível ao olfato humano. Além disso, não é tóxico.
Por fim, o tiktoker partilhou que o Disney World abriga muitos "predadores naturais" que afastam os mosquitos. Isso inclui libélulas, pássaros e até morcegos à noite.
"A Disney basicamente criou um pequeno ecossistema onde os mosquitos perdem sempre", rematou.
Este é apenas um aspecto oculto do Disney World
Como o influencer observou, talvez a parte mais surpreendente da infraestrutura antimosquitos da Disney seja que ela fica completamente escondida dos visitantes, assim como os túneis secretos de lixo.
Os "túneis de lixo" fazem parte do moderno Sistema Automatizado de Colheita de Vácuo (AVCS) da Disney. O blog World of Walt explica que esses "corredores subterrâneos" atravessam o primeiro andar do Disney World, enquanto os visitantes caminham pelo segundo andar.
O AVACS possui "17 pontos de colheita espalhados pelo Magic Kingdom e um sistema subterrâneo de tubos de vácuo", afirmaram. "A cada 15 minutos, o lixo é sugado a uma velocidade de 96 km/h para um compactador localizado atrás da Splash Mountain. Lá, é compactado e depois removido da propriedade."
Leia Também: Aqui o carro não entra! 10 destinos onde os automóveis são proibidos