Três snacks noturnos que pode comer sem qualquer problema

Se tem por hábito comer à noite, saiba que existem snacks aprovados por dietistas, apesar de indicarem sempre que o ideal é parar de comer ao início da noite, para que o seu sistema digestivo consiga descansar ao mesmo tempo que dorme.

Snack noturno

© Shutterstock

Sofia Robert
16/07/2025 22:32 ‧ há 11 horas por Sofia Robert

Lifestyle

Receitas

Se está a tentar perder peso de forma saudável e se se preocupa com o seu metabolismo, provavelmente saberá que comer snacks à noite não é o mais recomendado. Estudos científicos têm concluído que existe uma ligação entre comer antes de dormir e a obesidade.

 

Porém, se tem este hábito, saiba que existem snacks aprovados por dietistas, apesar de indicarem sempre que o ideal é parar de comer ao início da noite, para que o seu sistema digestivo consiga descansar ao mesmo tempo que dorme.

"A nossa digestão e taxa metabólica abrandam à noite, pelo que comer uma refeição grande mesmo antes de dormir pode provocar indigestão, refluxo e aumento de peso. Além disso, pode interferir com o ritmo circadiano natural do corpo, perturbando o sono", afirma a nutricionista Rachel Dyckman, citada pelo site Parade.

Além disso, é mais fácil comermos em demasia à noite. "A hormona da saciedade, a leptina, tende a diminuir à noite, pelo que os nossos sinais naturais de saciedade podem não ser tão nítidos ao fim da tarde, tornando-nos mais propensos a comer em excesso."

Leia Também: Perda de peso e tecido adiposo: Os benefícios que não eram conhecidos

A mesma publicação revela três snacks tardios que ajudam o seu metabolismo, de acordo com dietistas.

1- Uma maçã com manteiga de amendoim e canela

Se tem tendência para desejos de algo doce à noite, Dyckman sugere que corte uma maçã às fatias, polvilhe-as com canela e combine-as com uma pequena colher de manteiga de amendoim. "Este snack é naturalmente doce e satisfatório sem provocar stress gastrointestinal, um pico de açúcar no sangue ou interferências no sono", afirma. 

Além disso, até pode apoiar a perda de peso. Num estudo científico que incluiu mulheres com obesidade, as que comeram fruta todos os dias (incluindo maçãs) perderam mais peso ao fim de 12 semanas do que as que comeram bolachas de aveia em vez de fruta. 

Leia Também: Esta é a melhor postura de ioga para quem quer perder peso

2- Queijo, húmus e legumes fatiados

Se vai fazer um lanche tardio, outro snack que Dyckman recomenda é palitos de queijo, húmus e legumes fatiados. O queijo e o húmus são ambas boas fontes de proteínas saciantes e esta é outra refeição que não causará um pico de açúcar no sangue. 

Fisher também recomenda um lanche rico em proteína. "A proteína tem o maior efeito térmico dos alimentos, o que significa que o seu corpo utiliza mais energia para as digerir e processar do que as gorduras ou os hidratos de carbono. Isto resulta num aumento temporário da sua taxa metabólica durante algumas horas depois de comer", explica.

3- Iogurte grego com frutos secos 

O iogurte grego também pode ser um bom snack para a noite. Embora seja um alimento rico em proteína por si só, se o cobrir com frutos secos aumentará ainda mais a proteína, tornando-o mais saciante. Ou, se preferir algo doce à noite, pode adicionar frutos vermelhos.

Leia Também: Está a queimar calorias sem saber. Saiba como continuar a perder peso

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas