Arteta explica 'apagão' de Gyokeres: "Fez muitas coisas boas, mas..."

Treinador espanhol assume que ainda há "trabalho" pela frente, na sequência da exibição menos conseguida por parte do ex-Sporting, no triunfo conquistado pelo Arsenal sobre o Manchester United, por 0-1.

MANCHESTER, ENGLAND - AUGUST 17: Viktor Gyoekeres of Arsenal interacts with Mikel Arteta, Manager of Arsenal after being substituted off during the Premier League match between Manchester United and Arsenal at Old Trafford on August 17, 2025 in Manchester

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
18/08/2025 10:33 ‧ há 3 horas por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Arsenal

Viktor Gyokeres é um dos nomes mais discutidos, na imprensa desportiva britânica, esta segunda-feira, fruto da exibição menos conseguida na estreia, a nível oficial, com a camisola do Arsenal, no triunfo conquistado na deslocação a Old Trafford, sobre o Manchester United, de Ruben Amorim, por 0-1.

 

Adquirido ao Sporting, a troco de uma verba na ordem dos 65 milhões de euros (que pode vir a superar a barreira dos 76 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos de natureza desportiva), o internacional sueco não somou um único remate ou drible com sucesso, além de que perdeu a bola por 11 vezes, antes de ser substituído por Kai Havertz, à passagem dos 60 minutos.

Após o apito final para aquele que foi o encontro 'cabeça de cartaz' da jornada inaugural da edição de 2025/26 da Premier League, o treinador da formação londrina, o espanhol Mikel Arteta, desvalorizou as críticas tecidas ao avançado de 26 anos de idade, e explicou aquilo que, na sua opinião, falhou.

"Bem, ele fez muitas coisas muito bem feitas. Dá para ver, especialmente, pela nossa pressão alta e pelo ritmo que exigimos, que, na primeira parte demos um pouco de tempo a mais. Isso é algo que temos de trabalhar com ele, especialmente, naquela zona", começou por afirmar, em declarações reproduzidas pelo jornal britânico Football.London.

"Depois, ao nível das ações de finalização, não teve muitas oportunidades para isso, porque, na ação anterior, tivemos de lançar aquela última bola e a linha ficou inerte, com 40 metros para jogar. Não conseguimos lançar a bola em profundidade, para explorar a qualidade ele, mas, no geral, tendo visitado o Manchester United e vencido o primeiro jogo, pelo Arsenal, é um bom arranque", acrescentou.

"É um grande, grande resultado"

Mikel Arteta aproveitou, ainda, a ocasião para enaltecer a importância do triunfo conquistado sobre o Manchester United, graças a um (polémico) golo da autoria de Riccardo Calafiori, logo aos 13 minutos: "É um grande, grande resultado, depois de um primeiro jogo da temporada, em Old Trafford. Quando sentes que estás a construir algo de especial e um embalo com as novas contratações, que querem começar bem a época, e consegues sair com uma vitória... Estou muito satisfeito por fazer parte desta equipa".

"Sabemos que, mesmo quando não atingimos os nossos padrões, em certos aspetos - o que, sejamos sinceros, aconteceu, hoje - conseguimos encontrar uma maneira de vencer o jogo, e a equipa tem de encontrar aquela resiliência ao longo da temporada, durante dez meses, em contextos diferentes, para ser capaz de fazê-lo. É claro que temos de melhorar muitas coisas, e isso vai acontecer, muito em breve, mas conseguir transformar isso num resultado muito positivo é uma ótima maneira de fazê-lo", prosseguiu.

"Penso que houve sete ou oito situações em que o jogo estava completamente aberto para lançar a bola, e nós estávamos a atacar o guarda-redes, e perdemos a bola. Depois, torna-se num jogo de basquetebol. Foi um jogo de basquetebol contra uma equipa que é extremamente boa em ações de finalização, com a qualidade que tem. Isso é algo muito difícil de se fazer, daí a importância de reagirmos", concluiu.

Leia Também: "Para esquecer". Gyokeres arrasado na estreia oficial pelo Arsenal

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Benfica ajuda adepto que ficou sem casa devido a incêndios e leva-o à Luz

I Liga

Benfica ajuda adepto que ficou sem casa devido a incêndios e leva-o à Luz

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting26
2Sp. Braga26
3Famalicão26
4Moreirense26
5FC Porto13
6Gil Vicente13
7Benfica13
8Casa Pia23
9Vitória SC23
10Arouca23
11Rio Ave11
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional21
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Fórmula 1 em Portugal 2027? Eis como pode haver espaço no calendário

Fórmula 1

Fórmula 1 em Portugal 2027? Eis como pode haver espaço no calendário

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas