O FC Porto terá demonstrado interesse na aquisição de Giovanni Fabbian, jogador que, na passada temporada de 2024/25, deu nas vistas ao serviço do Bologna, somando um total de quatro golos e uma assistência ao cabo de 41 partidas oficiais.
A informação foi, avançada, esta quarta-feira, pelo jornalista italiano Matteo Moretto, especializado em questões relacionadas com o mercado de transferências, numa conversa mantida no canal oficial de YouTube do compatriota e companheiro de profissão, Fabrizio Romano.
Os dragões não estarão, no entanto, sozinhos nesta corrida, uma vez que a AS Roma também tem vindo a acompanhar com particular interesse o percurso do jogador de apenas 22 anos de idade, tal como o Napoli, que, no entanto, não estará disposto a entrar em 'loucuras'.
Já o Bologna, conjunto com o qual o internacional sub-21 transalpino tem contrato válido até junho de 2028, já terá feito saber que este é parte importante do projeto desportivo, pelo que não tem qualquer intenção de o negociar, pelo menos, para já.
Quem é Giovanni Fabbian?
Natural de Camposampiero, Giovanni Fabbian deu os primeiros passos no mundo do futebol ao serviço do Padova, onde acabou por captar a atenção do Internazionale, que o 'resgatou' para as camadas jovens, em 2018, quando tinha apenas 15 anos de idade.
O médio acabou, no entanto, por não conseguir impor-se, no Stadio Giuseppe Meazza, pelo que somou empréstimos a Genoa e Reggina, até que, no verão de 2023, acabou por partir rumo ao Bologna, a título definitivo, a troco de uma verba na ordem dos cinco milhões de euros.
O emblema nerazzurro reservou, ainda assim, uma cláusula de opção de recompra, cifrada nos 12 milhões de euros, que acabou por expirar, este ano, pelo que, neste momento, estará descartada a possibilidade de vir a ser integrado no plantel às ordens do romeno Cristian Chivu.
Meio-campo 'lotado'
A notícia do alegado interesse do FC Porto na aquisição de Giovanni Fabbian surge num momento em que o novo treinador, o italiano Francesco Farioli, não tem falta de opções para compor o meio-campo, dado o elevado investimento levado a cabo, este verão.
No categórico triunfo conquistado sobre o Vitória SC, na passada segunda-feira, na jornada inaugural da edição de 2025/26 da I Liga, por 3-0, a aposta do ex-Ajax recaiu sobre um tridente formado por Alan Varela, Victor Froholdt e Gabri Veiga.
Já aos 65 minutos, o espanhol deu o lugar a Stephen Eustáquio, sendo que, no banco de suplentes, morava, ainda... Rodrigo Mora, que passou de titular indiscutível sob as ordens do argentino Martín Anselmi para uma aparente opção de recurso.
De fora da lista de convocados, ficaram Marko Grujic (que está em final de contrato e pode partir, rumo a Espanha, onde conta com o interesse do Real Oviedo), Tomás Pérez (que foi utilizado no empate sem golos concedido pelo FC Porto B, na receção ao Feirense) e Vasco Sousa (que foi associado ao interesse do Vitória SC e ainda pode sair).
Leia Também: FC Porto e Oviedo já negoceiam Marko Grujic