João Neves foi ausência notada, na noite de quarta-feira, em Udine, Itália, na Supertaça Europeia que o PSG conquistou após vencer o Tottenham no desempate por grandes penalidades. O internacional português até esteve na bancada, mas não podia ser escolhido por Luis Enrique para entrar dentro de campo, uma vez que havia sido castigado com dois jogos de suspensão pela FIFA por conta de um puxão de cabelos a Marc Cucurella em plena final do Mundial de Clubes, contra o Chelsea.
Esta decisão do organismo que rege o futebol mundial gerou, de resto, a surpresa de tudo e todos, uma vez que vai contra o próprio regulamento do Mundial de Clubes.
Nele está escrito que, aponta o RMC Sport, "de acordo com o artigo 74 do Código Disciplinar da FIFA, e sem prejuízo de qualquer outra sanção que possa daí resultar, qualquer suspensão de jogo na sequência de uma expulsão (por vermelho direto ou acumulação de amarelos), ou de várias advertências aplicadas a um jogador ou árbitro em diferentes jogos de competição, não será transitada para outra competição".
Perante isto, a mesma publicação francesa pediu explicações à FIFA, que acabaria por justificar a sua decisão de 'ignorar' o regulamento criado para a renovada competição de clubes e aplicar um castigo pesado ao médio português do PSG.
"Se um cartão vermelho for exibido durante a competição, o jogador seria suspenso no próximo jogo. Só que este cartão ocorreu na final, portanto não contaria mais no contexto do Mundial de Clubes. O Comité Disciplinar da FIFA assumiu [o caso de João Neves] e foi ele quem emitiu a sanção, decidindo a suspensão de dois jogos para o jogador nos próximos dois jogos oficiais", afirmou fonte da FIFA à RMC Sport.
A partir daqui, João Neves teve de acatar a decisão da FIFA e ficar de fora nos primeiros dois jogos do PSG na nova temporada 2025/26. O primeiro aconteceu ontem, frente ao Tottenham, mas o internacional português também vai falhar o início da defesa do título francês, na visita ao Nantes, agendada para domingo.
João Neves apenas voltar à competição no regresso do PSG ao Parque dos Príncipes, que acontecerá no próximo dia 22 de agosto, sexta-feira, na receção ao Angers, em jogo da 2.ª jornada da Ligue 1.
Colegas 'picaram' João Neves
Apesar de ter ficado fora da convocatória, por conta do castigo, João Neves não deixou de descer ao relvado de Udine para festejar junto dos companheiros de equipa e poder tocar no mais recente troféu conquistado do PSG.
Antes de levantar o troféu, o ex-Benfica não deixou de ser provocado pelos colegas, que lhe puxaram o cabelo, numa clara alusão ao que acontecera na final do Mundial de Clubes, com Cucurella, e que lhe valeu dois jogos de suspensão.
João Neves respondeu com um sorriso e levantou o troféu com todo o entusiasmo. Afinal de contas, trata-se do oitavo título a nível senior para o jovem médio português de 20 anos, depois de já ter conquistado uma Liga dos Campeões, uma Ligue 1, uma Supertaça de França e uma Taça no PSG, além do campeonato português e da Supertaça Cândido de Oliveira pelo Benfica.
João Neves também já soma um título ao serviço da seleção nacional: a Liga das Nações, conquistada por Portugal no último verão.
Leia Também: Gonçalo Ramos 'ao resgate'. PSG conquista Supertaça Europeia nos penáltis