O Arsenal saiu, esta quarta-feira, derrotado daquele que foi o penúltimo 'teste' de pré-temporada, perante o Villarreal, no Emirates Stadium, por 2-3, num encontro de cariz particular que ficou marcado pela estreia a titular de Viktor Gyokeres, jogador adquirido ao Sporting, a troco de uma verba próxima dos 65 milhões de euros, que poderá superar os 76 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos.
O internacional sueco ficou 'em branco', tendo saído aos 63 minutos, para dar o lugar a Martin Odegaard (que acabaria por marcar o golo que selou o resultado final, apenas 14 minutos depois, na conversão de uma grande penalidade). Ainda assim, na conferência de imprensa que se seguiu ao apito final, Mikel Arteta mostrou-se satisfeito com aquilo que o viu fazer, dentro das quatro linhas.
"Ele tem estado connosco há uma semana ou pouco mais, mas já vi muitas coisas e muita intenção, especialmente, na maneira como ele foi atacando certos espaços", começou por afirmar o treinador do gunners, em declarações reproduzidas pela estação televisiva britânica Sky Sports.
"Penso que foi muito importante para ele começar um jogo de início, ou ter o sentimento e a ligação com a equipa. O nível físico dele... Penso que não treinou, verdadeiramente, com uma equipa durante dois meses, por isso, até agora, fez cinco ou seis sessões, acho eu, antes do jogo de hoje. Por isso, no sábado [perante o Athletic Bilbao], penso que ele irá dar outro passo e estará numa melhor condição", acrescentou.
'Arma' contra Amorim?
Mikel Arteta não descartou, de resto, a possibilidade de vir a apostar na titularidade de Viktor Gyokeres logo no encontro 'cabeça de cartaz' da jornada inaugural da Premier League, pelas 16h30 (hora de Portugal Continental) do próximo dia 17 de agosto, perante o... Manchester United, equipa orientada pelo treinador português Ruben Amorim, o mesmo com quem fez uma dupla 'de arrasar', ao serviço do Sporting, nos dois últimos anos.
Questionado sobre se, até lá, o avançado de 27 anos de idade será capaz de estar na plenitude das condições físicas e da integração com os novos companheiros de equipa, o timoneiro espanhol atirou: "Espero que sim, dentro de dias. Todos os dias, nos treinos, parece-me que está a ter uma sensação muito boa. Penso que ele está a construir ligações, também, fora do relvado, o que me parece ser muito importante, com jogadores que vão ajudá-lo a estar nas posições em que precisa de estar".
"Penso que, mentalmente e ao nível da perceção daquilo que precisa de fazer, ele estará a 100% ou mais, porque ele tem muita vontade e muita confiança, além de que é capaz de corresponder imediatamente. Não tenho dúvidas de que ele estará numa posição bastante boa", completou.
Viktor Gyokeres terá, assim, à partida, a oportunidade de se estrear, finalmente, no principal escalão do futebol inglês, depois de uma passagem pouco conseguida ao serviço do Brighton, entre 2017 e 2021, no decorrer da qual somou empréstimos a St. Pauli, Swansea City e Coventry City, onde acabaria por 'explodir'.
Leia Também: Gyokeres titular na derrota caseira do Arsenal ante o Villarreal