O Sporting anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da manhã desta quinta-feira, que alcançou um acordo com o Spartak Moscovo tendo em vista a transferência, a título definitivo, de Ricardo Mangas.
Nenhuma das partes envolvidas nesta operação divulgaram, até ao momento, os montantes inerentes à mesma, mas as mais recentes informações veiculadas pela imprensa desportiva nacional apontam para um investimento na ordem dos 300 mil euros, que pode aproximar-se de um milhão de euros, mediante o cumprimento de objetivos.
O lateral-esquerdo já estava em Lisboa há mais de uma semana, mas problemas burocráticos resultantes da demora na troca de documentos com o clube russo levaram a que esta 'novela' só conhecesse, agora, o tão desejado ponto final.
O jogador de 27 anos de idade assinou um contrato válido com o clube de Alvalade até junho de 2029, estando este 'blindado' por uma cláusula de rescisão no valor de 60 milhões de euros, regressando, assim, a Portugal, apenas um ano depois de ter partido para o Spartak Moscovo, proveniente do Vitória SC.
No currículo, o algarvio conta, ainda, com passagens pelos escalões de formação de Nazarenos, Marítimo Olhanense, Ferreiras, CB Portimão e... Benfica, o eterno rival do emblema que agora defende, cujas cores defendeu, entre 2010 e 2017, com um empréstimo ao Tondela pelo meio.
De lá, partiu para o Desportivo de Aves, que o emprestou ao Mirandela, onde se cruzou, pela primeira vez, com o novo treinador, Rui Borges. Seguiram-se passagens por Boavista, Bordeaux, Vitória SC e, mais recentemente, Spartak Moscovo.
"É impossível dizer que não, não é?"
Nas primeiras declarações prestadas enquanto reforço do Sporting para a temporada de 2025/26, Ricardo Mangas explicou, muito sucintamente, o motivo que o levou a aceitar voltar ao futebol português: "Era impossível dizer que não, não é? É uma oportunidade de representar o bicampeão nacional".
"Rui Borges é uma pessoa que me conhece bastante bem. Eu também o conheço bastante bem e sempre nos demos lindamente. Mas é o Sporting CP, acima de tudo. É o bicampeão nacional, como já disse", referiu, em conversa com as plataformas oficiais do emblema verde e branco.
"Faz parte da evolução de um jogador observar, analisar e crescer em vários contextos. Ser capaz de fazer três, quatro posições, ajudou-me muito enquanto atleta. Estou mais maduro e quero muito ajudar o Sporting", acrescentou.
A terminar, o internacional sub-17 português fez questão de enviar uma mensagem à massa associativa à qual, agora, se junta: "Os adeptos do Sporting são exigentes e isso é bom. Faz com que o atleta cresça, que resolva melhor os problemas sob pressão. O facto de serem exigentes faz com que nós sejamos exigentes connosco próprios, e é isso que faz com que um clube ganhe títulos, como é óbvio".
Ricardo Mangas, recorde-se, é já o sétimo reforço do Sporting para a nova temporada, seguindo as pisadas de Luis Suárez, Georgios Vagiannidis, Giorgi Kochorashvili, Rui Silva, Alisson Santos e João Virgínia.
Leia Também: Sporting-Benfica ainda mexe: "Temos estado à espera do comunicado..."