O Tottenham oficializou, este domingo, a contratação de João Palhinha, por empréstimo do Bayern Munique, naquele que é o regresso do internacional português à Premier League.
O ex-Sporting vai, assim, jogar por um antigo rival, cujo acordo é válido até ao final da temporada, sendo que os londrinos - que se preparam para defrontar o PSG na final da Supertaça Europeia - ficarão com uma opção de compra.
Apesar do título de campeão alemão, João Palhinha não foi uma das principais opções do técnico Vincent Kompany, ainda assim, admirador das qualidades futebolísticas do ex-Sporting. No entanto, o médio-defensivo não conseguiu superar a concorrência num setor que conta com Goretzka, Kimmich e o jovem Pavlovic.
We are delighted to announce the signing of João Palhinha on loan from FC Bayern, subject to international clearance and work permit ️
— Tottenham Hotspur (@SpursOfficial) August 3, 2025
Em 2024/25, foram apenas 25 jogos realizados sem qualquer golo ou assistência, algo pouco habitual para João Palhinha, que deu nas vistas no Fulham antes da sua transferência. Comandado pelo compatriota Marco Silva, este tornou-se num dos médios mais implacáveis da Premier League, merecendo rasgados elogios da imprensa e alvo de uma homenagem por parte do clube: "Dos melhores que já vestiu esta camisola", disse o Fulham no momento da despedida.
Um ano depois, João Palhinha estará prestes a regressar a Inglaterra e a Londres, mas pela porta do Tottenham, vencedor da última edição da Liga Europa, com vitória (1-0) sobre o Manchester United, de Ruben Amorim.
O técnico Thomas Frank, ex-Brentford, conhece bem o jogador e considera que este será um grande reforço para a sua equipa. Recorde-se que o extremo Kudus, ex-West Ham, foi a primeira e a única cara nova, até ao momento, a ser anunciada no plantel para a nova temporada.
De acordo com as informações avançadas esta sexta-feira pelo jornalista Florian Plettenberg, especialista em assuntos que estão relacionados com mercado de transferências, os spurs vão pagar cinco milhões de euros como taxa do empréstimo até ao final da época, ficando ainda encarregues de pagar cem por cento dos salários do internacional português.
João Palhinha, que quer jogar com maior regularidade, não viajará para a Coreia do Sul para o último jogo do Tottenham nesta digressão de pré-temporada. Segundo as informações que foram veiculadas pelo jornal Daily Telegraph, a estreia do internacional português pode ser contra o Bayern Munique. De referir que o jogo entre o Tottenham e o clube alemão está marcado para o dia 7 de agosto pelas 17h30 (horário de Portugal Continental).
[Notícia atualizada às 21h06]
Leia Também: João Palhinha vai regressar à Premier League e pode ter estreia peculiar
Leia Também: João Palhinha aborda o futuro e recorda Diogo Jota: "Faremos de tudo..."