O Fenerbahçe continua em Portugal a realizar estágio de pré-temporada e prepara-se para voltar à Turquia com o plantel... mais 'magro'. Ora, segundo avança Yağız Sabuncuoğlu, José Mourinho riscou cinco jogadores do atual grupo de jogadores que tem estado à sua disposição no Algarve.
São eles Diego Carlos, Alexander Djiku, Ognjen Mimovic, Rodrigo Becão e Sofyan Amrabat. O primeiro deles, que em Portugal já vestiu a camisola de Estoril e FC Porto B, já sabia que não entrava nos planos de Mourinho para a nova época ainda antes de embarcar para Portugal.
Os outros foram agora informados das intenções do treinador português e devem procurar uma solução para o futuro.
Deste lote, Sofyan Amrabat, internacional marroquino que brilhou no Mundial'2022, deverá ser o jogador que mais facilmente encontrará um novo clube para se transferir.
Bu isimlere ek olarak kampa götürülen; Diego Carlos da kadroda düşünülmüyor. Ancak daha önce 'kadroda düşünülmüyor' diye haberleştirdiğim için bu listeye eklemedim. Carlos'un da temsilcisine 'oyuncuna kulüp bul' denildi. https://t.co/1lmuyeZ2gh
— Yağız Sabuncuoğlu (@yagosabuncuoglu) July 25, 2025
Curiosamente esta decisão de Mourinho acontece no exato dia em que o Fenerbahçe deu por finalizado o estágio no Algarve, com três jogos disputados frente a Portimonense (2-1), União de Leiria (2-0) e Al Ittihad (4-0). O treinador português fez, inclusive, questão de assinalar o momento nas redes sociais.
"O estágio de pré-temporada acabou e tenho de dizer: bom trabalho rapazes! Bom trabalho de todos! Agora temos 11 dias para preparar o jogo da Liga dos Campeões", escreveu Mourinho, no Instagram, partilhando fotografias com a sua equipa técnica.
Luz antes da Turquia
Ainda antes de regressar à Turquia, o Fenerbahçe fará uma última paragem em Portugal, mais precisamente no Estádio da Luz, onde na noite de amanhã, sábado, vai defrontar o Benfica em mais uma edição da Eusébio Cup.
"É a Taça do Rei, é dia de festa para o Benfica. Tenho a certeza absoluta que vão para ganhar, nós vamos para treinar. Temos de crescer como equipa. A taça é vermelha e não amarela, tem significado diferente para o Fenerbahçe", começou por dizer Mourinho, em declarações à Sport TV, logo após a goleada registada na quarta-feira frente ao Al-Ittihad (4-0), campeão da Arábia Saudita, em Portimão.
"Posso contar um segredo? Está em minha casa, pedi ao presidente do Inter. Para eles era só uma taça de pré-época, mas para mim é a Taça do Rei. No entanto, se a dona Flora ou os netos e netas me pedissem, eu dava de volta", confessou o treinador luso do Fenerbahçe.
Segue-se a luta pela Champions
Tal como o Benfica, também os turcos do Fenerbahçe terão de fazer pela vida se quiserem marcar lugar na fase regular da Liga dos Campeões. O sorteio ditou que Mourinho defronte os neerlandeses do Feyenoord na 3.ª pré-eliminatória da Champions, precisamente na mesma altura em que o Benfica terá de medir forças com os franceses do Nice.
Se forem bem-sucedidos, tanto Benfica e Fenerbahçe seguiram para o playoff de acesso à fase de liga única, onde já está grande parte da elite do futebol europeu.
Leia Também: Benfica 'arruma a casa' e Mourinho tenta recolocar 'coroa' na Eusébio Cup