Gonçalo Borges é um dos nomes do atual plantel do FC Porto que podem deixar o clube no presente mercado de transferências de verão. A imprensa desportiva internacional avançou, esta quarta-feira, que o Botafogo é um dos clubes interessados no extremo.
Ao que tudo indica, e de acordo com informações que foram veiculadas pelo portal brasileiro GloboEsporte, que confirmou a informação inicialmente avançada pelo Bola da Rede, existem, de facto, conversas entre o FC Porto e o clube do Rio de Janeiro pelo atleta que é internacional pelas camadas jovens de Portugal.
O mesmo meio de comunicação brasileiro adianta também que ainda não existe um acordo com o staff de Gonçalo Borges. A este propósito, o Desporto ao Minuto confirmou que a preferência do extremo, de 24 anos, é a de continuar no futebol do Velho Continente.
Os jornais desportivos desportugueses falam, inclusive, de uma proposta entre os nove e os dez milhões de euros, mas a ideia do jogador do FC Porto, que se tem treinado junto do grupo de trabalho liderado por Francesco Farioli, é a de transferir-se para um clube dos cinco principais campeonatos da Europa. Para já, o extremo mantém-se na pré-época portista e pode integrar o estágio que vai decorrer na Áustria.
Saída esteve em cima da mesa no ano passado
Esta não é, diga-se, a primeira vez que se fala de uma saída de Gonçalo Borges. No decorrer da última época, o nome do craque português chegou a ser colocado na rota dos franceses do Estrasburgo. Os italianos do Genoa também estiveram de olho.
Caso se confirme a mudança para o Brasil, será a sua primeira experiência no estrangeiro, após vestir as camisolas do Benfica e FC Porto. Gonçalo Borges está no FC Porto há uma década - tinha começado o processo de formação ao serviço do Benfica - e contabilizou 38 jogos, dois golos e seis assistências.
O internacional sub-21 português, que recentemente esteve presente no Campeonato do Mundo de Clubes, que decorreu nos Estados Unidos da América, tem contrato com o emblema da Invicta até 2027 e uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.
O jogador fez três temporadas no plantel principal do FC Porto e conquistou seis títulos: I Liga (2021/2022), Taça de Portugal (2023/2024 e 2022/2023), Supertaça Cândido de Oliveira (2022 e 2024) e Taça da Liga (2022/2023).
Leia Também: Villas-Boas dá tudo por Samu e fica com 'carta na manga' no FC Porto
Leia Também: FC Porto ao 'ataque'. Farioli arranca nova era à 'caça' de goleador