Luís Filipe Vieira vai a eleições e já terá acordo… com Sérgio Conceição

O antigo presidente do Benfica deverá mesmo concorrer às eleições presidenciais em outubro, e já terá um acordo com Sérgio Conceição para ser o próximo treinador das águias

LISBON, PORTUGAL - MAY 26: Sergio Conceicao of FC Porto during the match between Sporting CP and FC Porto for the Portuguese Cup Final at Estadio Nacional do Jamor on May 26, 2024 in Lisbon, Portugal. (Photo by Carlos Rodrigues/Getty Images)

© Getty Images

Davide Rodrigues Araújo
16/07/2025 07:47 ‧ há 8 horas por Davide Rodrigues Araújo

Desporto

Benfica

Luís Filipe Vieira deverá mesmo avançar com a candidatura para as eleições presidenciais do Benfica e deverá contar com um 'trunfo' surpreendente na manga para este ato eleitoral. Segundo avança a revista Sábado, e confirma a Rádio Renascença, o antigo presidente terá chegado a um acordo com Sérgio Conceição para ser o próximo treinador do Benfica.

 

Desporto ao Minuto tentou confirmar junto de fontes próximas do clube da Luz, mas ainda não teve qualquer resposta sobre a questão.

Ainda assim, a SIC adiantou posteriormente que o futuro do treinador Sérgio Conceição não vai passar por Portugal, estando em vista uma continuação da carreira no estrangeiro, colocando pontos de interrogação neste acordo com Luís Filipe Vieira.

De acordo com a publicação, Vieira quer voltar a ser presidente do Benfica e utiliza este nome sonante (e algo polémico) para reunir a confiança dos adeptos e sócios do emblema encarnado.

Importante recordar que Sérgio Conceição foi treinador do FC Porto de 2017/18 a 2023/24, tendo contado ainda com passagens enquanto jogador pelo Estádio do Dragão, onde vestiu a camisola azul e branca de 1991 a 1998, tendo regressado anos depois, em 2003/04.

Como treinador do FC Porto, Sérgio Conceição venceu três Ligas Portuguesas, quatro Taças de Portugal, três Supertaças e uma Taça da Liga em sete temporadas ao leme dos dragões. No entanto, o último desafio do português não correu como era esperado, tendo durado menos de uma temporada no AC Milan.

A passagem no clube italiano até começou com um troféu, ao conquistar a Supertaça de Itália, mas não passou disso, visto que a época terminou com um conjunto rossoneri que nem sequer alcançou a qualificação para as competições europeias para 2025/26, pelo que ambas as partes decidiram cessar contrato.

Oficialização da candidatura poderá estar para breve

De acordo com a Rádio Renascença, a candidatura poderá vir a ser oficializada pelo antigo presidente do Benfica em breve, já que o ato eleitoral se aproxima a passos largos e já há cinco candidatos oficiais.

A revista Sábado falou com um amigo de Luís Filipe Vieira, que considerou esta 'manobra' como uma forma de "toda a atenção mediática se virar para ele", tirando o foco dos outros candidatos.

Nesse sentido, Luís Filipe Vieira poderá estar prestes a oficializar a candidatura a um estatuto que bem conhece, já depois de ter sido substituído interinamente por Rui Costa, aquando da detenção em 2021, na sequência da Operação Cartão Vermelho. Em outubro desse ano, o antigo internacional português acabaria mesmo por ser eleito pelos sócios como novo presidente do Benfica.

Quem já está confirmado para as eleições do Benfica?

Depois de muito adiamento, Rui Costa já confirmou a sua recandidatura para ser eleito a um segundo mandato eleitoral, após um Mundial de Clubes que foi agridoce para o Benfica, já que foi a melhor equipa portuguesa em prova, mas sentia-se que se poderia ter chegado mais longe, ainda que os encarnados tenham sido eliminados pelo campeão Chelsea.

"Só o Sport Lisboa e Benfica importa. (...) Prometi aos sócios e adeptos que esclarecia a minha posição antes do início da nova época. O prometido é devido. A minha posição é a de sempre. Por amor ao clube, por compromisso pela sua história,  alma e ambição de sempre. No Benfica não se desiste. Trabalha-se com paixão, visão e sentido de futuro. No momento mais difícil disse 'presente' e avancei. Juntos ultrapassámos o cabo das tormentas e garantimos estabilidade. A mística, a ambição e a vontade de vencer fazem parte do nosso ADN. Porque é preciso fazer o que ainda não foi feito, assumo à Benfica, que sou recandidato a presidente do Sport Lisboa e Benfica", esta foi uma das declarações de Rui Costa na hora do anúncio.

Candidato vencido das eleições de 29 de outubro de 2020, com 34.71% dos votos, José Noronha Lopes volta a concorrer ao ato eleitoral dos encarnados. Conhecido por ter sido líder da cadeia de restaurantes McDonald´s e fundador do Vira Frangos, o gestor de profissão, licenciado em direito, quer cumprir o sonho de chegar à presidência do Benfica, tendo a experiência de gerir empresas de renome internacional, já que é atualmente CEO da PB Consulting.

É um dos nomes fortes na lista de candidatos, já que sabe que tem apoiantes e já participou numas eleições do clube, tendo criticado duramente a direção de Rui Costa, nas últimas semanas - e já sabe o que é ser candidato frente a Vieira.

João Diogo Manteigas foi o primeiro a oficializar a sua candidatura ao 'trono' do Benfica, com uma ideia muito clara sobre o que pretende fazer se for eleito: "Garantir a competitividade" e "sucesso" do Benfica em todas as modalidades, com o foco no futebol.

"Asseguro-vos que estaremos prontos para liderar com emoção, paixão, competência e uma visão clara para o futuro do Sport Lisboa e Benfica, colocando sempre os superiores interesses deste e dos seus sócios, em primeiro lugar", referiu no final da apresentação da sua candidatura.

Outro nome que já confirmou a sua presença nos planos eleitorais foi Martim Mayer, um conhecido dos adeptos encarnados por ser neto de Duarte Borges Coutinho, um dos mais ilustres presidentes das águias - que também já sabe o que é ser adversário de uma corrida a votos com Luís Filipe Vieira, já que fez parte da lista liderada por Rui Rangel no sufrágio de 2012, que acabou derrotada pelo ex-presidente.

"Estou profundamente empenhado em ajudar a que o Benfica encontre essa direção. Encontre a direção de voltar a ter a sua identidade e a sua cultura e a sua história bem presentes no dia a dia, e que saiba trabalhar com competência para que rapidamente se dê a volta a isso", afirmou, em entrevista à rádio TSF.

Cristóvão Carvalho já esteve como candidato, desistiu... e voltou atrás na decisão, sendo outro dos candidatos que irá tentar destronar Rui Costa da presidência do Benfica, tendo sido, segundo o próprio, "o primeiro a pedir eleições antecipadas", algo que considera ser importante para a sua campanha eleitoral.

"Vou avançar para a presidência do Sport Lisboa e Benfica. Em função do atual momento e da paixão que tenho pelo clube, não posso ficar de braços cruzados. O Sport Lisboa e Benfica está num momento difícil e eu tenho um projeto, que está a ser trabalhado há muito tempo, para revitalizar o clube e recuperar a hegemonia do futebol português", afirmou.

[Notícia atualizada às 12h30]

Leia Também: Rui Costa quebra 'quatro em linha' no Benfica. E Luís Filipe Vieira?

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Madalena Aragão apoia namorado João Neves após derrota

Madalena Aragão

Madalena Aragão apoia namorado João Neves após derrota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Porsche 911 que Senna conduziu e assinou pode ser seu. Saiba como

Ayrton Senna

Porsche 911 que Senna conduziu e assinou pode ser seu. Saiba como

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas