Contratado no início da presente época, após sagrar-se campeão da II Liga portuguesa pelo Tondela, o técnico, de 36 anos, apresentou a equipa disposta num esquema '3-4-3' na goleada de 10-0 aos espanhóis da Ponferradina, em jogo particular disputado hoje, depois de, na época passada, os minhotos terem jogado em '4-3-3'.
"Os jogadores estão a adotar o sistema de forma gradual. É natural que exista necessidade de aprendizagem. Há mudança de equipa técnica, há jogadores a chegar. É natural que, nesta fase, ainda estejamos ganhando mais conforto dentro do jogo, mas a resposta tem sido positiva e a forma como eles estão abertos a receber as ideias tem sido muito positiva", disse.
Os vitorianos alcançaram uma goleada de dois dígitos num encontro disputado na sua academia, perante cerca de 1.000 espetadores, em que já venciam por 9-0 ao intervalo, com o treinador portuense a admitir que estava à "espera de um grau de dificuldade um bocadinho maior", até porque o adversário do terceiro escalão espanhol lutou pela subida ao patamar secundário na temporada anterior.
Luís Pinto vincou, no entanto, que a sua equipa tem de "ter a capacidade de aceitar todos os desafios pela frente" e "de retirar o melhor" de cada jogo-treino, pelo que se mostrou agradado com a exibição diante da Ponferradina.
"Levamos continuidade no processo. Aquilo que pretendemos é que a nossa pré-época sirva para adquirir comportamentos e formas de estar. Essencialmente, levamos uma forma de estar muito séria. O jogo acabou por se tornar fácil. Tivemos a capacidade, principalmente na primeira parte, de manter sempre a toada alta", salientou.
Questionado sobre as possíveis entradas e saídas no mercado de transferências em curso, o 'timoneiro' vitoriano realçou que a administração da SAD sabe quais "são as necessidades" do plantel e prometeu apresentar uma equipa competitiva ao longo da época, sempre "a entrar para ganhar".
"Quantos melhores jogadores puder ter, mais satisfeito fico. São questões em que nós e a direção temos tido conversas. Temos uma proximidade grande. Está a tratar da melhor forma possível para que o Vitória possa ser extremamente competitivo, para que, em qualquer competição, seja uma equipa que entra em campo para ganhar", disse.
O treinador reconheceu ainda que o plantel vai ficar mais curto, quando o Vitoria de Guimarães ainda se prepara para cumprir o estágio de pré-época, no Algarve, entre 21 e 26 de julho, antes de iniciar o campeonato em casa do FC Porto, no fim de semana de 09 e 10 de agosto.
Leia Também: Vitória SC 'cilindra' clube espanhol por 10-0 em jogo de pré-época