A 'bomba' foi lançada na passada terça-feira e dificilmente deixará de ser um dos assuntos do momento durante as próximas semanas ou meses. Luís Filipe Vieira estará prestes a anunciar a sua candidatura às eleições do Benfica e já terá escolhido Sérgio Conceição como o próximo treinador, caso seja eleito, de acordo com informações avançadas pela revista Sábado e confirmadas pela Rádio Renascença.
A decisão do antigo presidente do clube da Luz rapidamente gerou controvérsia no mundo encarnado, ora porque há quem rejeite em absoluto a vinda do ex-treinador do rival FC Porto, ora porque o nome de um treinador aguerrido acaba por ser do elevado interesse de outra fração de benfiquistas.
Embora a SIC Notícias tenha dado conta, já depois dos rumores, da vontade de Sérgio Conceição em prosseguir carreira fora de Portugal, a verdade é que a possibilidade acaba por estar em cima da mesa, pelo menos até que seja o próprio Luís Filipe Vieira a revelar pormenores da sua mais do que provável candidatura a um cargo que bem conhece.
Troca entre rivais não seria novidade
Ainda numa fase algo inicial da sua carreira de treinador, Sérgio Conceição já protagonizou uma troca entre emblemas rivais, quando orientou o Sporting de Braga em 2014/15 e, logo na época seguinte, aceitou manter-se no Minho para treinar o Vitória SC. Desde aí, seguiu-se uma época pelo Nantes e só depois uma longa aventura de sete temporadas no FC Porto, antes da mais recente curta passagem pelo AC Milan.
Mesmo enquanto jogador, vale a pena recordar o destaque do antigo internacional português em Itália, quando representou Lazio, Parma e ainda o Inter, rival direto da sua antiga equipa.
Recorde-se ainda que, após a saída de Roger Schmidt do Benfica na reta inicial da passada temporada, o nome de Sérgio Conceição terá chegado a ser considerado pela direção encabeçada por Rui Costa (cuja escolha acabou por recair sobre Bruno Lage), sendo que, nessa altura, Luís Filipe Vieira já via com bons olhos a ida do treinador ex-FC Porto para o clube da Luz.
"Sérgio Conceição é uma grande treinador... Não sou presidente do Benfica, não me passa nada pela cabeça. É um treinador ganhador, que eu gosto. Toda a gente fala do temperamento. Desde que o presidente do Benfica se impusesse...", revelou o antigo presidente das águias, em declarações prestadas à CMTV, em setembro de 2024.
O passado (glorioso) no FC Porto
Nascido em Coimbra, Sérgio Conceição deu os primeiros passos na Académica e rapidamente chamou à atenção do FC Porto, integrando a equipa de juniores em 1991, sendo que a estreia pela equipa principal só aconteceu em 1996, já depois de empréstimos a Penafiel, Leça e Felgueiras.
Bastaram duas épocas altamente relevantes de dragão ao peito para rumar a Itália, onde se manteve por cinco épocas e meia, até regressar ao FC Porto no decorrer da época 2003/04. Com o percurso enquanto futebolista terminado nos gregos do PAOK, em 2010, eis que não tardou em dar nas vistas como treinador
Após ter sido técnico adjunto no Standard Liége (2010/11), Sérgio Conceição passou pelo Olhanense (entre 2011 e 2012) e só depois pela Académica (entre 2013 e 2014), até rumar aos rivais do Minho e ao Nantes, em três épocas distintas. O regresso ao FC Porto, esse, aconteceu no verão de 2017 e essa forte ligação perdurou até 2024.
A sua saída assumiu alguns contornos polémicos, já após a sucessão de André Villas-Boas a Pinto da Costa na presidência do FC Porto, mas nada apagou a história escrita pelo treinador de 50 anos, que deixou o clube da Cidade Invicta ao fim de sete temporadas, com a 'coroa' de treinador azul e branco mais titulado de sempre, com 11 troféus - três campeonatos, quatro Taças de Portugal, três Supertaças e uma Taça da Liga.
Adorado por uns, odiado por outros, Sérgio Conceição até pode gerar alguma controvérsia, mas é inegável que dá deu provas de ser um treinador de elite, não só português, mas também mundial.
Eleições do Benfica a pouco mais de três meses de distância
Aos já conhecidos candidatos João Diogo Manteigas, Cristóvão Carvalho, João Noronha Lopes e Martim Mayer, juntou-se recentemente a recandidatura de Rui Costa, que tardou em oficializar o anúncio para quebrar o 'quatro em linha' que se fazia sentir às portas da Luz. Para além disso, importa ainda referir o nome de Mauro Xavier, numa eventual candidatura que poderá ser formalizada mais perto da data, para além, claro, de um eventual anúncio de Luís Filipe Vieira ao virar da esquina.
Recorde-se que as eleições presidenciais do Benfica estão marcadas para o próximo dia 25 de outubro, numa altura em que Rui Costa tenta 'dar o sangue', com trunfos de verão, que poderão ter impacto na decisão final dos sócios das águias.
Leia Também: Luís Filipe Vieira vai a eleições e já terá acordo… com Sérgio Conceição