César Boaventura 'ataca' Varandas e avança com queixa contra o Sporting

Empresário reagiu ao mais recente comunicado do Sporting, a propósito da polémica Taça de Portugal conquistada diante do Benfica, com espaço para provocações a envolver o nome de... Viktor Gyokeres.

OEIRAS, PORTUGAL - 2024/05/26: President of Sporting CP, Frederico Varandas seen before the start of the match between FC Porto and Sporting CP for the Portuguese Cup Final at Estadio Nacional do Jamor. (Final score: FC Porto 2 - 1 Sporting CP). (Photo by

© Getty Images

Miguel Simões
16/07/2025 17:39 ‧ ontem por Miguel Simões

Desporto

Taça de Portugal

César Boaventura recorreu às redes sociais, esta quarta-feira, para reagir ao mais recente comunicado do Sporting, em torno das polémicas que marcaram a final da Taça de Portugal, conquistada frente ao Benfica (1-3), no passado dia 25 de maio, esclarecendo mesmo que irá avançar com uma queixa contra o clube de Alvalade, para além das críticas dirigidas a Frederico Varandas.

 

O Sporting havia acusado o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) "de juntar aos autos elementos totalmente irrelevantes e desconexos com o objeto do processo disciplinar", temendo que Benfica e César Boaventura, que apresentaram uma participação disciplinar contra vários atletas do Sporting, tenham "acesso a documentos confidenciais com segredos comerciais do Sporting CP e dados pessoais dos jogadores". 

Em função disso, o empresário rejeitou "categoricamente a insinuação" e reservou-se ao "direito de agir judicialmente" contra os leões, não hesitando em deixar 'farpas' a Frederico Varandas, nomeadamente em torno da sua gestão numa das maiores 'novelas' de mercado: a mediática transferência de Viktor Gyokeres para o Arsenal.

"O que é verdadeiramente curioso e aqui não resisto a alguma ironia, é ver o Sporting CP, no meio de um processo disciplinar sobre um vídeo junto a um autocarro, a preocupar-se mais com o meu nome do que com os reais problemas internos que atravessa", atirou César Boaventura.

Sporting 'atira-se' ao CD da FPF:

Sporting 'atira-se' ao CD da FPF: "Factos e disparidade falam por si"

Em causa as recentes decisões do Conselho de Disciplina. Leões apontam para os exemplos de Benfica e FC Porto e acusam organismo de colocar em causa a" integridade das competições e a credibilidade da justiça desportiva".

Francisco Amaral Santos | 10:46 - 15/07/2025

"Aliás, parece que alguém em Alvalade descobriu uma nova forma de comunicação, sempre que há falhanços na gestão desportiva ou negócios mal conduzidos (como a venda do jogador Viktor Gyokeres, que até hoje ninguém percebeu se foi concluída, cancelada ou esquecida…), lança-se um comunicado com o nome 'César Boaventura' lá metido, talvez na esperança de criar uma nuvem de fumo", vincou de seguida.

"Quanto à presidência do clube, compreendo o incómodo. Gerir um clube da dimensão do Sporting exige muito mais do que vídeos motivacionais ou frases de autoajuda. É preciso saber negociar, assumir responsabilidades e parar de usar terceiros como saco de pancada para esconder lacunas de liderança", rematou o empresário em jeito de provocação.

Recorde-se que o Sporting contestou as mais recentes decisões do organismo que tutela o futebol português, face aos castigos aplicados a Matheus Reis, Geovany Quenda e Zeno Debast (na sequência da conquista do bicampeonato e da Taça de Portugal), que não estarão na final da Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao Benfica, no Estádio do Algarve, no próximo dia 31 de julho.

Eis o comunicado na íntegra:

"Sobre o comunicado emitido pelo Sporting Clube de Portugal a 15 de julho de 2025
Na sequência das insinuações proferidas pelo Sporting Clube de Portugal, que envolvem direta e levianamente o meu nome, impõe-se esclarecer o seguinte:
1. A minha participação no processo disciplinar referido foi feita ao abrigo dos direitos que qualquer cidadão tem quando entende estar perante factos com relevância disciplinar e pública. Em momento algum solicitei, nem sequer tive acesso, a quaisquer documentos internos do Sporting CP.
2. Qualquer menção a alegada exposição de contratos de jogadores ou informação interna é matéria da exclusiva responsabilidade do Conselho de Disciplina da FPF. Tentar colar o meu nome a essa situação é, no mínimo, ingénuo. Ou então, revelador de má-fé deliberada.
3. Rejeito categoricamente a insinuação de que alguma vez tenha tentado aceder a dados confidenciais ou segredos comerciais de clubes terceiros. A minha conduta profissional é pública, transparente e, acima de tudo, legal.
4. Agora, o que é verdadeiramente curioso e aqui não resisto a alguma ironia, é ver o Sporting CP, no meio de um processo disciplinar sobre um vídeo junto a um autocarro, a preocupar-se mais com o meu nome do que com os reais problemas internos que atravessa.
5. Aliás, parece que alguém em Alvalade descobriu uma nova forma de comunicação, sempre que há falhanços na gestão desportiva ou negócios mal conduzidos (como a venda do jogador Viktor Gyökeres, que até hoje ninguém percebeu se foi concluída, cancelada ou esquecida…), lança-se um comunicado com o nome “César Boaventura” lá metido, talvez na esperança de criar uma nuvem de fumo.
6. Quanto à presidência do clube, compreendo o incómodo, gerir um clube da dimensão do Sporting exige muito mais do que vídeos motivacionais ou frases de autoajuda. É preciso saber negociar, assumir responsabilidades e parar de usar terceiros como saco de pancada para esconder lacunas de liderança.
7. Por tudo isto, reservo-me o direito de agir judicialmente contra o Sporting CP ou qualquer dos seus representantes que continuem a utilizar o meu nome de forma abusiva, insinuosa ou caluniosa.
Face à gravidade das insinuações proferidas pelo Sporting Clube de Portugal, informo que já foi apresentada participação disciplinar junto do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, por violação dos deveres de respeito e verdade desportiva.
O comunicado emitido pelo clube no meu entender comete uma infração aos artigos 112.º, 136.º e 138.º do Regulamento Disciplinar da FPF, por declarações públicas ofensivas e abusivas contra a minha pessoa.
A justiça faz-se nos locais próprios, não em comunicados que tentam desviar atenções dos verdadeiros problemas internos de quem os publica.
Não contem comigo para encobrir incompetências ou disfarçar negócios que correram mal.
César Boaventura"

Leia Também: César Boaventura após chumbo do orçamento: "Benfica não é do presidente"

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Fernando Mendes presta homenagem a Jota e André Silva em 'O Preço Certo'

Fernando Mendes

Fernando Mendes presta homenagem a Jota e André Silva em 'O Preço Certo'

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Porsche 911 que Senna conduziu e assinou pode ser seu. Saiba como

Ayrton Senna

Porsche 911 que Senna conduziu e assinou pode ser seu. Saiba como

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas