Orkun Kokçu foi recebido de forma apoteótica em Istambul, este sábado, face à confirmação da transferência do Benfica para o Besiktas, num acordo por empréstimo que implicará uma compra obrigatória, a troco de 25 milhões de euros, porém, a 'loucura' não ficará apenas por aí.
Já depois de ter cumprido os habituais exames médicos com sucesso, na manhã deste domingo, o internacional turco prepara-se para ser formalmente apresentado aos adeptos, esta noite, numa cerimónia que irá decorrer no Estádio Tupras, a partir das 20h30 locais (18h30 de Portugal Continental).
"Kokçu passou por exames de sangue detalhados e foi examinado nos departamentos de ortopedia, clínica médica, oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia geral e cardiologia. O check-up foi concluído com testes pulmonares e de stress", esclareceu o clube de Istambul.
O Besikas informou ainda que os adeptos com o cartão 'Passolig' poderão aceder ao estádio gratuitamente, sentando-se inicialmente na bancada Este e só depois nos topos Norte e Sul, consoante a afluência verificada para o evento. "Cada pessoa pode comprar um ingresso gratuito para si e para até três outras pessoas", acrescentou ainda o clube onde estão os portugueses João Mário, Rafa Silva e Gedson Fernandes.
Eis os contornos da transferência
"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informa que chegou a um princípio de acordo com o Besiktas para o empréstimo do jogador Orkun Kokcu durante a época desportiva 2025/26. O referido princípio de acordo inclui a opção obrigatória de transferência a título definitivo dos direitos desportivos do jogador, pelo montante de 25 000 000 (vinte cinco milhões de euros) acrescido de uma remuneração variável associada a objetivos, pelo que o valor global da transferência poderá atingir o montante de 30 000 000 (trinta milhões de euros)", pode ler-se na nota oficial emitida pelo clube da Luz.
Recorde-se que, na viagem de avião de Lisboa para Istambul, o internacional turco - que chegou a ser protagonista de um desentendimento com Bruno Lage no Mundial de Clubes - dirigiu-se aos adeptos do Besiktas com curtas palavras, seguindo-se o gesto de uma águia, que é também o símbolo do clube de Istambul, à semelhança do emblema da Luz.
De referir que, após duas épocas de destaque de águia ao peito, Orkun Kokçu prepara-se para rumar àquela que será a primeira aventura da carreira no seu país, uma vez que desde cedo se mudou para os Países Baixos, onde representou Groningen e Feyenoord, antes de chegar ao Benfica, no verão de 2023. Pelos encarnados, apontou um total de 19 golos e 22 assistências em 98 jogos.
Leia Também: Felicidade. Kokçu sai do Benfica e apresenta-se com sorriso no Besiktas
Leia Também: Orkun Kokçu 'imita' águia a caminho da Turquia e vai reforçar Besiktas