Powered bySolverde
Disclaimer

Noronha Lopes 'junta-se' a Rui Costa no 'arraso' do Benfica à arbitragem

João Noronha Lopes, um dos candidatos à presidência do Benfica, também reagiu à bronca no VAR da final da Taça de Portugal, frente ao Sporting (1-3 após prolongamento), com uma postura semelhante à exposta pela direção encabeçada por Rui Costa.

João Noronha Lopes

© Global Imagens

Miguel Simões
13/07/2025 08:30 ‧ ontem por Miguel Simões

Desporto

Taça de Portugal

João Noronha Lopes recorreu às redes sociais, este sábado, para reagir à bronca instalada em torno da atuação do VAR na final da Taça de Portugal, conquistada pelo Sporting, frente ao Benfica (1-3 após prolongamento), colocando-se 'ao lado' do comunicado emitido pela direção encarnada, encabeçada por Rui Costa.

 

Entre várias solicitações, o Benfica solicitou a "divulgação pública dos áudios do VAR" da final da prova-rainha, que já havia sido requerida um dia após o dérbi, tratando-se de algo reforçado por João Noronha Lopes, um dos candidatos às eleições presidenciais das águias, marcadas para o próximo dia 25 de outubro.

Para além disso, Noronha Lopes sugeriu ainda a "criação de um comité independente e autónomo para revisão de lances" em jogos de maior importância, para além de uma "revisão do limite temporal estabelecido para a avaliação" de situações de "falta violenta ou grosseira" e ainda "um reforço das sanções disciplinares para atletas e árbitros que incorram em erros que coloquem em causa a verdade desportiva, a integridade física dos atletas e atentados à ética desportiva".

Um dos pontos mais relevantes na posição do clube da Luz prendeu-se ao pedido de "suspensão imediata de todos os elementos envolvidos" no mediático pisão de Matheus Reis a Andrea Belotti, 'pintado' como um "colossal erro de avaliação e julgamento", em tempo de descontos, quando o conjunto de Bruno Lage até vencia por 1-0 - antes de sofrer o empate que culminou no prolongamento e, mais tarde, na 'cambalhota' no dérbi disputado no Jamor, no passado dia 25 de maio.

As águias consideraram, assim, que "a verdade desportiva foi gravemente adulterada" e "privaram o Benfica de um título que era seu por mérito", lançando questões à "credibilidade" do futebol português, apoiando-se na equipa jurídica do clube.

Benfica reage a bronca no VAR da final do Jamor e exige suspensões

Benfica reage a bronca no VAR da final do Jamor e exige suspensões

Benfica reforçou os erros que "privaram" a equipa de Bruno Lage de conquistar a Taça de Portugal, frente ao Sporting (1-3 após prolongamento), apontando o dedo ao VAR Tiago Martins e aos seus assistentes Vasco Santos e Sérgio Jesus, com pedidos de "suspensão imediata".

Miguel Simões | 11:58 - 12/07/2025

A polémica em torno da arbitragem 'renasceu' por via do acórdão divulgado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), onde foram vincadas as posições de Tiago Martins (VAR) e dos assistentes Vasco Santos e Sérgio Jesus na análise ao lance, cuja decisão não foi integralmente transmitida ao árbitro Luís Godinho. O trio da sala de videoarbitragem da Cidade do Futebol começou por considerar que não havia intenção de agressão, até que Tiago Martins viria a concluir que o defesa do Sporting deveria ser expulso com vermelho direto, perante um rol de questões e hesitações entre os presentes, mas o VAR acabou por não se intrometer num jogo que já houvera reiniciado. 

Eis a mensagem de João Noronha Lopes na íntegra:

"1. O acórdão do Conselho de Disciplina hoje conhecido vem confirmar os problemas gravíssimos da arbitragem em Portugal. 

2. O Sport Lisboa e Benfica foi gravemente prejudicado, quer pela inércia da arbitragem, quer pela inação do VAR, quer ainda pela demora injustificada da justiça desportiva, que apenas atua muito depois de o dano estar consumado. 

3. É fundamental que sejam retiradas consequências deste acórdão, desde logo pela conduta violenta e anti-desportiva dos atletas do Sporting, que agrediram um adversário e mais tarde celebraram essa agressão. Os agentes do desporto têm a obrigação de fazer deste um exemplo a não repetir, por violar de forma grosseira as normas éticas da FPF e da UEFA. E o silêncio institucional após os festejos vergonhosos deixa claro que, para alguns paladinos da moral, a violência e a sua glorificação têm lugar no desporto. 

4. Mas é ainda mais grave constatar a total inoperância dos árbitros e vídeo-árbitros envolvidos. Ainda assim, no entender do Conselho de Disciplina, a incompetência e a negligência não devem ter consequências. Em virtude dos factos relatados, como podemos aceitar que estes árbitros desempenhem funções em jogos oficiais?

5. A integridade da final da Taça de Portugal foi comprometida. Não há verdade no resultado deste jogo. Se o atual sistema disciplinar não protege os jogadores nem a verdade desportiva, quem protege?

6. A arbitragem em Portugal precisa de uma reflexão profunda, se quiser combater a suspeição e a desconfiança legítimas. Perante a desresponsabilização a que assistimos, o Benfica deve impor veementemente esta reflexão e contribuir para a definição de um plano de ação que restaure a credibilidade da arbitragem, passando desde já pelas seguintes medidas:

- criação de um comité independente e autónomo para revisão de lances em jogos de importância capital, como acontece em outras ligas europeias;

- ⁠revisão do limite temporal estabelecido, durante o jogo, para a avaliação de lances como o que esteve na origem do acórdão hoje conhecido, tanto em casos de falta violenta como de falta grosseira;

- ⁠publicação de todas as comunicações áudio entre árbitro e VAR, começando pelas da liga 2024/2025 e da final da Taça de Portugal 2024/2025;

- ⁠definição de um novo regulamento, sob a égide do Conselho de Disciplina da FPF, com um reforço das sanções disciplinares para atletas e árbitros que incorram em erros que coloquem em causa a verdade desportiva, a integridade física dos atletas e atentados à ética desportiva."

Leia Também: Benfica reage a bronca no VAR da final do Jamor e exige suspensões

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Aniversário deixa mãe de Yamal "de rastos". João Félix nos convidados

Espanha

Aniversário deixa mãe de Yamal "de rastos". João Félix nos convidados

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

EUA esclarecem que tarifas sobre UE e México não se aplicam a automóveis

Tarifas

EUA esclarecem que tarifas sobre UE e México não se aplicam a automóveis

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas