Powered bySolverde
Disclaimer

Benfica reage a bronca no VAR da final do Jamor e exige suspensões

Benfica reforçou os erros que "privaram" a equipa de Bruno Lage de conquistar a Taça de Portugal, frente ao Sporting (1-3 após prolongamento), apontando o dedo ao VAR Tiago Martins e aos seus assistentes Vasco Santos e Sérgio Jesus, com pedidos de "suspensão imediata".

OEIRAS, PORTUGAL - MAY 25: Matheus Reis of Sporting CP with Leandro Barreiro of SL Benfica in action during the Portuguese Cup 2024/2025 - Final match between SL Benfica and Sporting CP at Estadio Nacional on May 25, 2025 in Oeiras, Portugal.  (Photo by G

© Getty Images

Miguel Simões
12/07/2025 11:58 ‧ há 3 horas por Miguel Simões

Desporto

Taça de Portugal

O Benfica emitiu um comunicado, este sábado, a lamentar os contornos de um "colossal erro de avaliação e julgamento" na final da Taça de Portugal, conquistada pelo Sporting (1-3 após prolongamento), no passado dia 25 de maio, pedindo mesmo a "suspensão imediata de todos os elementos envolvidos" no mediático pisão de Matheus Reis a Andrea Belotti.

 

A polémica 'renasce' por via do acórdão divulgado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), onde são vincadas as posições de Tiago Martins (VAR) e dos assistentes Vasco Santos e Sérgio Jesus na análise ao lance, cuja decisão não foi integralmente transmitida ao árbitro Luís Godinho. O trio da sala de videoarbitragem da Cidade do Futebol começou por considerar que não havia intenção de agressão, até que Tiago Martins viria a concluir que o defesa do Sporting deveria ser expulso com vermelho direto, perante um rol de questões e hesitações entre os presentes, mas o VAR acabou por não se intrometer num jogo que já houvera reiniciado. 

As águias consideraram, assim, que "a verdade desportiva foi gravemente adulterada" e "privaram o Benfica de um título que era seu por mérito", lançando questões à "credibilidade" do futebol português, apoiando-se na equipa jurídica do clube.

Mais problemas para Rui Borges. Matheus Reis castigado por cinco jogos

Mais problemas para Rui Borges. Matheus Reis castigado por cinco jogos

Em causa o pisão a Andrea Belotti, na final da Taça de Portugal, no Jamor, bem como a frase "aqui nós pisa na cabeça", que lhe fora atribuída pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. Lateral brasileiro falha Supertaça e primeiras quatro jornadas da I Liga.

Francisco Amaral Santos | 21:52 - 11/07/2025

Entre várias solicitações, o Benfica solicitou a "divulgação pública dos áudios do VAR" da final da prova-rainha, que já havia sido requerida um dia após o dérbi, para além de um pedido de "pronúncia pública por parte do Conselho de Arbitragem" a propósito do polémico lance que aconteceu em tempo de descontos, numa altura em que o emblema da Luz vencia por 1-0, antes de ver o Sporting 'forçar' o prolongamento, por intermédio de Viktor Gyokeres, em busca da dobradinha.

"O Sport Lisboa e Benfica continuará a exigir respostas, transparência e responsabilização. O silêncio e a inação não servem o futebol português. A verdade desportiva exige compromisso, coragem e consequências", rematou a direção encabeçada por Rui Costa.

Confira o comunicado na íntegra:

"Em face do recente acórdão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, fica claro que a verdade desportiva foi gravemente adulterada na final da Taça de Portugal 2024/25.

O conteúdo da decisão confirma, de forma inequívoca, que os erros cometidos pelo VAR Tiago Martins e pelos AVAR Vasco Santos e Sérgio Jesus tiveram impacto direto no resultado da partida e colocaram em causa a integridade da competição.

Sem meias-palavras: esses erros privaram o Benfica de um título que era seu por mérito e desempenho estritamente desportivo.

Estes factos não podem ser relativizados, ignorados ou branqueados. O Sport Lisboa e Benfica exige a suspensão imediata dos quadros da arbitragem de todos os elementos envolvidos neste colossal erro de avaliação e julgamento.

Quem demonstra tamanha incompetência e falta de critério não pode continuar a intervir em jogos profissionais. A sua continuidade em funções seria um insulto ao futebol português e à sua credibilidade.

O Clube informa ainda que, com o apoio da sua equipa jurídica, está já a trabalhar noutras ações no âmbito da justiça desportiva, tanto em território nacional como internacional, para garantir que este caso não fica sem consequências exemplares.

O Sport Lisboa e Benfica tudo fará – dentro dos canais legais e institucionais – para defender os interesses do Clube, os princípios da competição e o respeito pelos seus adeptos.

A verdade desportiva não se contorna nem se arquiva. Defende-se, sem hesitações.

Em face do exposto, perante tudo o que sucedeu no final da época passada e o arranque de uma nova temporada, o Sport Lisboa e Benfica exige esclarecimentos urgentes e que se assumam responsabilidades.

Nesse sentido, o Clube dirige publicamente as seguintes questões às entidades que tutelam o futebol português:

  • Para quando uma pronúncia pública por parte do Conselho de Arbitragem sobre os acontecimentos que marcaram a final da Taça de Portugal?
  • Que consequências concretas retiram os responsáveis do futebol português face à gravidade deste caso?
  • Que conclusões tira a Federação Portuguesa de Futebol de uma reforma da arbitragem apresentada como resposta à exigência de mudança, mas que se revela claramente insuficiente perante os desafios do futebol moderno?
  • Para quando a divulgação pública dos áudios do VAR relativos à final da Taça de Portugal, formalmente requerida pelo Sport Lisboa e Benfica no passado dia 26 de maio?
  • Haverá, de facto, consequências para erros que não se limitam à negligência, mas que podem revelar indícios de dolo?.

O Sport Lisboa e Benfica continuará a exigir respostas, transparência e responsabilização. O silêncio e a inação não servem o futebol português. A verdade desportiva exige compromisso, coragem e consequências".

[Notícia atualizada às 12h19]

Leia Também: Por cá: "Bronca" na final do Jamor e castigos pesados no Sporting

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Passou despercebido? Liverpool eternizou Diogo Jota com pormenor tocante

Inglaterra

Passou despercebido? Liverpool eternizou Diogo Jota com pormenor tocante

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Produção de carros elétricos em Portugal. Eis os números

mercado automóvel

Produção de carros elétricos em Portugal. Eis os números

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas