Kia EV4 submetido a teste de resistência em Nürburgring. Eis os resultado

O Kia EV4 realizou, recentemente, um teste intensivo de resistência no mítico circuito de Nürburgring. Percorreu cerca de 10 mil quilómetros, sendo usado perto das suas capacidades máximas de desempenho.

Kia EV4, Nurburgring

© Kia

Bernardo Matias
12/08/2025 13:36 ‧ ontem por Bernardo Matias

Auto

Kia

A Kia levou o seu totalmente elétrico EV4 ao circuito de Nürburgring, para o submeter a um teste de resistência em pista. O automóvel tem a quarta geração do sistema de baterias da marca.

 

Neste ensaio, foi simulado 90 a 95 por cento do máximo desempenho do carro - que teve um desgaste mínimo, acabando o teste com uma eficiência de bateria consistente.

Foram realizados 10 mil quilómetros, depois de um outro teste de resistência em estradas que se estendeu por cerca de 110 mil quilómetros.

Entre voltas, existiram diversas sessões de hipercarregamento. E, após serem percorridos 10 mil quilómetros de testes em pista e 110 mil quilómetros de testes em estradas, o estado de saúde da bateria estava nos 95 por cento.

Segundo a Kia, o sistema de travagem regenerativa do EV4 melhora a eficiência a longo termo e diminui o 'stress' ao qual a bateria é sujeito. Em desaceleração, é possível recuperar até 25 por cento de energia.

A marca sul-coreana garante que este modelo elétrico é capaz de suster pelo menos 70 por cento da capacidade da bateria depois de percorrer 160 mil quilómetros ou, em alternativa, ser usado regularmente ao longo de oito anos.

Stephan Hoferer, diretor de Desenvolvimento de Durabilidade do Hyundai Motor Europe Technical Center: "Para fornecer aos nossos clientes um carro elétrico fiável, para o dia a dia, tivemos de validar a durabilidade do EV4 quer no mundo real, quer em ambientes extremos. Com testes rigorosos, desde estradas geladas a pistas, estamos confiantes de que o EV4 irá oferecer um desempenho confiável que vai muito além das necessidades do dia a dia".

O Kia EV4

Assumindo formatos diferentes (sedã ou hatchback), este modelo elétrico da Kia surgirá no mercado português desde 30.886 euros acrescidos de IVA, havendo três linhas de equipamento diferentes (Drive, Tech e GT-Line). As encomendas já abriram.

Em todas, o motor debita 204 cv e 283 Nm de binário, sendo a diferença maior a capacidade da bateria de iões de lítio: é de 58,3 kWh no Drive (410 km de autonomia em ciclo combinado) e de 81,4 kWh nas restantes variantes, para 560 km de autonomia em ciclo combinado. O carregamento dos 10 aos 80 por cento pode ser efetuado em cerca de meia hora.

A velocidade máxima é sempre de 170 km/h, mas a aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se mais rapidamente no Drive (7,4 segundos) face ao Tech e GT-Line (7,7 segundos). Os discos de travão dianteiros ventilados são maiores no Tech e no GT-Line.

A bordo, o sistema de infoentretenimento com três ecrãs (dois de 12,3 polegadas e um de cinco polegadas) é comum a todas as versões do Kia EV4, assim como ligação a smartphones e navegação baseada em cruise control inteligente ou o ar condicionado automático duas zonas. O portão traseiro elétrico é único do GT-Line.

Entre os sistemas de apoio à condução, encontram-se aviso de atenção do condutor, assistência de travagem, controlo de estabilidade eletrónico, sinal de paragem de emergência, assistente anti-colisão frontal (geração FCA 2 no GT-Line, funcionando também com ultrapassagens), entre outros.

Leia Também: Kia quer aproveitar contexto difícil para crescer nos EUA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas