O Conselho de Ministros aprovou na semana passada o novo Regime Jurídico da Mobilidade Elétrica, que pretende liberalizar o mercado. E a Tesla vai expandir a sua rede Supercharger.
De acordo com o perfil de X (antigo Twitter) Tesla Charging, ainda este ano irão abrir novos pontos de carregamento em três cidades portuguesas. Noutras quatro localidades, serão atualizados os existentes e acrescentadas mais estações.
A margem de crescimento estava, até agora, limitada, uma vez que o sistema era centralizado com integração obrigatória na plataforma Mobi.E. O cenário vai, agora, mudar, ficando mais favorável à expansão dos carregadores do fabricante americano de carros elétricos. Para além disso, os clientes já não precisarão de ter um contrato prévio com fornecedor de energia.
As novas localizações previstas pela Tesla são em Castelo Branco (oito postos de carregamento, estando em construção de acordo com o site da Tesla), Loulé (oito postos, sendo que já aparece listado na página oficial da marca) e Matosinhos (12 postos, em construção).
Em quatro localizações atuais, os postos serão atualizados pelos mais recentes e potentes Supercharger V4. São esses em Alcácer do Sal (acrescentando-se, também, 14 postos), Alcantarilha (com a inclusão de 12 novos postos), Fátima (que receberá mais 18 postos) e Mealhada (com mais 20 postos).
Além de Alcácer do Sal, Alcantarilha, Fátima e Mealhada, há Tesla Superchargers já disponíveis na Guarda, Montemor-o-Novo e Ribeira de Pena.
Segundo o site oficial da Tesla, haverá "Superchargers disponíveis brevemente" no centro de Lisboa, tal como na zona de São Domingos de Rana
Já de acordo com o Tesla Club Portugal, também no X, há planos para abrir pontos de carregamento em Cascais, assim como Guimarães, Leça da Palmeira e Portimão.
No site oficial da marca, decorre a votação para a abertura de novos postos de carregamento da marca de automóveis americana. Entre as cidades portuguesas, à hora de redação deste artigo, Viseu liderava (2.265 votos), na frente de Braga (1.922). Seguia-se Abrantes (1.772).
Todas estas cidades estavam no top dez mundial da votação, com destaque para Viseu em quarto lugar. Na época passada, existiram 18 locais vencedores, sendo que cada ciclo de votação é trimestral.
Leia Também: Tesla quebra mais de 27%, mas lidera matrículas em Portugal até julho