Apple processou youtuber que desvendou design do iOS 26 antes do anúncio

A Apple alega que o youtuber Jon Prosser teve acesso a informação confidencial através de Michael Ramacciotti, amigo de um funcionário da Apple que terá acedido a um iPhone com uma versão do sistema operativo que ainda estava em desenvolvimento.

front page tech, jon prosser

© YouTube / fpt.

Miguel Patinha Dias
18/07/2025 11:23 ‧ há 4 horas por Miguel Patinha Dias

Tech

Apple

A Apple decidiu processar o youtuber Jon Prosser que, durante a primeira metade de 2025, partilhou vários vídeos no seu canal Front Page Tech onde revelava detalhes e imagens do iOS 26 enquanto esta versão do sistema operativo do iPhone ainda se encontrava em desenvolvimento.

 

Como conta o site MacRumors, o processo indica que Prosser teve a ajuda de Michael Ramacciotti, amigo de um funcionário da Apple - de nome Ethan Lipnik - e através do qual teve acesso a uma versão em desenvolvimento do iOS 26 por via de um iPhone proporcionado pela Apple. Ao que parece, Ramacciotti teve acesso a este iPhone sem o conhecimento de Lipnik.

O processo movido pela Apple alegada que Prosser e Ramacciotti tiveram acesso a “quantidades significativas de informações confidenciais e segredos comerciais da Apple que não haviam sido divulgadas publicamente”.

A Apple terá tomado conhecimento do caso em abril por via de uma fonte anónima e terá despedido Lipnik por não ter seguido as diretrizes da empresa de forma a manter o iPhone em questão devidamente protegido. Mais ainda Lipnik terá partilhado com a Apple uma mensagem de áudio onde Ramacciotti explicava o sucedido, com a empresa a adiantar também que Prosser foi o responsável pelo plano ao prometer a Ramacciotti que encontraria uma forma deste ser pago por lhe ter feito chegar estas informações.

Entretanto, Prosser já se manifestou através da rede social X onde diz que a situação não decorreu da forma como é descrita.

“Para que fique registado: Não foi assim que a situação aconteceu comigo. Felizmente, tenho os ‘recibos’”, escreveu Prosser, partilhando em outra publicação uma troca de mensagens que aponta para que o youtuber tenha sido abordado e não tenha sido o responsável pelo plano.

"Não planeia aceder ao telemóvel de ninguém. Não tinha nenhuma palavra-passe. Não sabia como as informações tinham sido obtidas. Espero falar com a Apple sobre este assunto”, escreveu o youtuber.

Leia Também: Apple 'debaixo de fogo' graças ao novo design do iPhone

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas