Líder da Perplexity critica Google e diz que empresa tem um "dilema"

Aravind Srinivas, o cofundador e CEO da Perplexity IA, considera que o principal negócio da Google está em risco com o crescente uso de agentes de Inteligência Artificial. Mais ainda, o executivo também criticou a grande dimensão da estrutura interna da Google.

Aravind Srinivas, perplexity

© Getty Images

Miguel Patinha Dias
17/07/2025 21:40 ‧ há 4 horas por Miguel Patinha Dias

Tech

Perplexity

O cofundador e CEO da Perplexity AI, Aravind Srinivas, respondeu a questões numa sessão do ‘Ask Me Anything’ do Reddit e afirmou que, enquanto empresa, a Google tem neste momento um dilema no que diz respeito ao seu modelo de negócio e ao uso crescente de agentes de Inteligência Artificial.

 

Serve recordar que a grande fonte de receita da Google continuam a ser os anúncios que apresenta nos sites, recebendo um montante dos anunciantes caso os utilizadores cliquem em publicidade para saberem mais sobre os produtos exibidos.

No entanto, dado que os agentes de Inteligência Artificial podem agora encontrar e comparar produtos a pedido dos utilizadores, significa isto que poderá haver (potencialmente) menos pessoas a clicarem em anúncios. Desta forma, Srinivas considera que a Google deverá tomar uma decisão se decide continuar a apostar no modelo de negócio que teve até aqui ou adotar os agentes de Inteligência Artificial.

“[A Google] têm restrições no modelo de negócio ao impedir impede que os agentes [de IA] façam os cliques e trabalhem por ti enquanto continuam a cobrar imenso dinheiro aos anunciantes para continuarem a licitar por cliques e conversões”, explicou o líder da Perplexity IA. “Em algum momento terão de abraçar um destes caminhos e sofrer de modo a ficarem mais fortes em vez de se protegerem e fazerem as duas coisas”.

Srinivas criticou ainda a estrutura interna da Google, afirmando que a dimensão da gigante tecnológica não ajuda a empresa a tomar decisões de uma forma rápida ou a desenvolver produtos com a velocidade que seria desejável.

Não é só a Apple. Meta também está interessada em comprar a Perplexity

Não é só a Apple. Meta também está interessada em comprar a Perplexity

A Apple e a Meta estão a considerar a aquisição da Perplexity AI, empresa que detém o motor de busca de conversação com inteligência artificial (IA) nativa, para impulsionar o desenvolvimento da IA, avança hoje a agência Europa Press.

Lusa | 10:32 - 23/06/2025

“É uma organização burocrática gigante. Há demasiadas pessoas a tomar decisões e equipas desarticuladas”, notou Srinivas de acordo com o Business Insider.

Serve recordar que a Perplexity tem sido algo de um grande interesse da parte das maiores empresas tecnológicas do mundo. Além de a Samsung ter considerado adotar a tecnologia de Inteligência Artificial da Perplexity em vez do Gemini da Google, a Apple e a Meta também já consideraram avançar com aquisições desta empresa.

Lembrar ainda que a Perplexity lançou recentemente um navegador de Internet pensado para esta era de Inteligência Artificial. Chama-se Comet, é compatível com Windows e Mac e, apesar de momento ser possível utilizá-lo apenas mediante convite, é considerado por muitos como o próximo grande rival do Google Chrome.

A Perplexity AI não é a única empresa da área da Inteligência Artificial com intenções de competir com a Google na área dos navegadores de Internet, uma vez que também circularam rumores nos últimos dias a indicar que a OpenAI tencionava lançar a sua própria proposta nos próximos tempos.

Leia Também: Meta 'roubou' mais dois funcionários da OpenAI

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas