"Contributo significativo". Zelensky condecora Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa foi condecorado por Volodymyr Zelensky com a Ordem do Príncipe Yaroslav, o Sábio pelo seu "contributo significativo para o reforço da cooperação internacional, apoio à soberania e integridade territorial da Ucrânia".

Marcelo Rebelo de Sousa, Volodymyr Zelensky,

© Getty Images

Márcia Guímaro Rodrigues
25/08/2025 17:50 ‧ há 4 horas por Márcia Guímaro Rodrigues

País

Presidente da República

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi condecorado pelo seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, com a Ordem do Príncipe Yaroslav, o Sábio, de 1.º grau.

 

"O Presidente da República foi agraciado pelo Presidente da Ucrânia com a Ordem do Príncipe Yaroslav, o Sábio, de 1.º grau, por ocasião do Dia da Independência da Ucrânia", lê-se numa nota publicada no site da Presidência da República.

A nota explica, ainda, que "em Decreto Presidencial publicado a 23 de agosto de 2025", o presidente da Ucrânia decidiu condecorar 143 personalidades internacionais pelo seu "contributo significativo para o reforço da cooperação internacional, apoio à soberania e integridade territorial da Ucrânia, apoio a causas sociais e a promoção global da Ucrânia", incluindo oito Chefes de Estado e de Governo.

"O Presidente da República reitera o compromisso inabalável de Portugal para com a Ucrânia e o povo ucraniano", lê-se.

No domingo, dia em que a Ucrânia celebrou o 34.º aniversário da independência, Marcelo Rebelo de Sousa enviou uma carta de felicitações ao Zelensky, no qual acusou a Rússia de violar essa independência e critica "pretensos medianeiros" da paz.

"O Presidente da República envia à Ucrânia, ao Povo Ucraniano e ao Presidente Volodymyr Zelensky um abraço ainda mais solidário", lia-se na carta.

"Porque, agora como nunca, convém ao invasor que violou essa independência, fazer de conta de que não houve invasão. E de que é possível avançar para acordo de paz sem cessar-fogo e usar o acordo de paz para negociar parcelas do território ucraniano que ocupou e continua a tentar ocupar", afirma o chefe de Estado português.

No Dia da Ucrânia, Marcelo critica Rússia e

No Dia da Ucrânia, Marcelo critica Rússia e "pretensos medianeiros"

Por ocasião do 34.º aniversário da independência, "o Presidente da República envia à Ucrânia, ao Povo Ucraniano e ao Presidente Volodymyr Zelensky um abraço ainda mais solidário".

Lusa | 07:59 - 24/08/2025

O presidente ucraniano fez questão de agradecer "sinceramente ao Presidente de Sousa pelas sentidas felicitações pelo Dia da Independência da Ucrânia e pelas suas poderosas palavras de solidariedade com a nossa nação".

"A Ucrânia valoriza profundamente o apoio inabalável de Portugal na defesa da nossa independência, assim como a sua assistência abrangente e a disponibilidade para permanecer ao nosso lado no caminho para uma paz duradoura e sustentável", escreveu na rede social X.

Antes, Zelensky tinha felicitado os ucranianos pelo dia da independência com uma mensagem emotiva sobre a aspiração a uma paz justa, segura e duradoura, em contraste com mensagens mais combativas dos anos anteriores.

"Um dia, a distância entre os ucranianos desaparecerá e estaremos novamente juntos como um país e uma família. É apenas uma questão de tempo", afirmou num vídeo divulgado nas redes sociais.

[Notícia atualizada às 18h06]

Leia Também: Enviado de Trump condecorado por Zelensky nos 34 anos da independência

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas