Os próximos dias em Portugal continental, desde terça-feira até à manhã de quarta-feira, serão marcados por "agitação marítima" com ondas "com uma altura significativa". Fique a par dos cuidados que deve ter se estiver a pensar ir à praia.
Segundo alertou a Autoridade Marítima Nacional (AMN), esta segunda-feira, a "previsão do estado do mar aponta para um agravamento das condições meteorológicas e de agitação marítima em Portugal Continental a partir de amanhã, 26 de agosto, até ao meio-dia de quarta-feira, 27 de agosto".
Esta agitação marítima consistirá numa "ondulação proveniente do quadrante oeste-noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os quatro metros e uma altura máxima de sete metros, com um período médio a variar entre os 15 e os 17 segundos".
Além disso, são esperados ventos provenientes do quadrante norte, com uma intensidade média de até 38 km/h e rajadas até 69 km/h.
Assim, alerta a AMN, deve "redobrar os cuidados numa ida à praia". Eis os conselhos:
- Frequentar praias permanentemente vigiadas;
- Respeitar a sinalização das bandeiras e das praias;
- Respeitar as indicações dos nadadores-salvadores, dos agentes da autoridade e dos elementos que reforçam a vigilância nas praias;
- Vigiar permanentemente as crianças;
- Não se colocar debaixo de arribas instáveis.
No fim de semana, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já tinha indicado que se esperavam "ondas muito energéticas e com volume de água elevado", por causa do ciclone pós-tropical ERIN, que se encontrava no sábado "a oeste do arquipélago dos Açores, em deslocamento para nordeste".
Em comunicado, o IPMA explicou também que estão previstas ondas com altura significativa até quatro metros na costa ocidental na terça-feira, e que poderão atingir altura máxima até sete metros.
Segundo o IPMA, no período de maré cheia durante a tarde, conjugado com uma amplitude de maré previsivelmente elevada, várias praias poderão ficar sem areal disponível.
"Derivado à ondulação ter uma direção de noroeste, a costa sul do Algarve não ficará tão exposta a esta situação, prevendo-se ondas de sudoeste até um metro", lia-se em comunicado.
A ondulação manter-se-á forte na costa ocidental ao longo da semana, com alturas significativas entre dois a três metros.
Já esta segunda-feira, o IPMA alertou que os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo entre as 6h00 de terça-feira e as 00h00 de quarta-feira devido à agitação marítima.
Leia Também: Pela praia? Atenção, "ondas muito energéticas" a partir de 3.ª-feira