Um jovem, de 20 anos, detido em flagrante pela Polícia de Segurança Pública (PSP), na noite do dia 3 de agosto, na Marinha Grande, pela prática de um crime de violência doméstica contra a ex-companheira, de 24 anos, ficou em prisão preventiva, foi esta terça-feira anunciado.
Em comunicado, o Comando Distrital de Leiria da PSP revela que foi a vítima que contactou a polícia, depois de se aperceber de que o ex-companheiro "se encontrava numa das claraboias do telhado da sua residência, com o intuito de se introduzir na mesma".
Quando chegaram ao local, os agentes da PSP "encontraram a vítima no hall de entrada do prédio, em estado de pânico". Já naquele mesmo dia, pelas 13h00, o suspeito tinha conseguido entrar no quarto da vítima através da claraboia, que se encontrava aberta, "propondo-lhe que fossem passear".
Face à recusa, o homem "apertou-lhe o pescoço com ambas as mãos e de seguida ameaçou-a com uma faca, encostando-a ao pescoço e à bochecha". Foi o senhorio da vítima, "alertado pelo barulho e gritos", que se deslocou ao apartamento, levando o suspeito a colocar-se em fuga.
Já nessa noite, após o alerta da vítima, os polícias detetaram o suspeito junto da claraboia, "pelo que foi de imediato detido e conduzido às salas de detenção daquela esquadra".
O detido foi esta terça-feira foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva. Foi, depois, conduzido ao Estabelecimento Prisional de Leiria, refere a mesma nota.
Segundo a PSP, o homem possui histórico criminal pelo mesmo tipo de crime contra a vitima.
--------------------------------------
A violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva. Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica participe:
- Linha Telefónica de Informação às Vítimas de Violência Doméstica: 800 202 148 (gratuito, 24h/dia);
- No Portal Queixa Eletrónica, em https://queixaselectronicas.mai.gov.pt/;
- Via telefónica, através do número de telefone: 112;
- Na esquadra da PSP ou no Posto da GNR mais próximo à sua área de residência;
- Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx;
- Na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca;
- Através de email para a PSP: [email protected].
Leia Também: PSP recolheu 25 armas de fogo e 266 munições em julho