Há três praias algarvias interditas a banhos. Água está contaminada

Três praias no Algarve estão interditas a banhos, esta terça-feira, devido a contaminação microbiológica. As praias afetadas estão localizadas no concelho de Castro Marim. A origem da contaminação ainda está sob investigação.

Praia Verde, Algarve

© ShutterStock

Notícias ao Minuto com Lusa
05/08/2025 17:58 ‧ há 8 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

País

Algarve

Três praias no concelho de Castro Marim, no Algarve, estão interditas a banhos, esta terça-feira, segundo confirmou ao Notícias ao Minuto a Autoridade Marítima Nacional. 

 

Encontra-se içada a bandeira vermelha nas águas das praias de Altura/Alagoa, Praia Verdelago e Praia Verde. 

Em comunicado, a autarquia do distrito de Faro esclareceu que os resultados da análise à qualidade da água balnear colhida na segunda-feira "revelaram valores de contaminação microbiológica superiores ao valor limite referencial".

Depois de a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ter transmitido a informação ao município, às 12h00, foi decretada a interdição, com a colocação de bandeira vermelha naquelas praias. 

"A informação foi oficializada à Câmara Municipal ao meio dia, que a partir daí, em conjunto com as entidades oficiais, tem envolvido meios na prospeção de eventuais origens, ainda sem qualquer indício, no território da sua jurisdição", lê-se na nota.

Segundo a autarquia, tendo em conta que a origem da eventual contaminação ainda se encontra em investigação, a Direção-Geral da saúde determinou a interdição da prática balnear como medida preventiva, até que haja novos resultados, acrescenta.

"Ainda que não haja efeitos detetados, poderia a situação descrita ser suscetível de configurar risco para a saúde dos respetivos banhistas", refere.

Já foi feita uma nova análise, que poderá vir a levantar a restrição, caso se registe uma alteração dos parâmetros, indica, ainda, o município algarvio.

"Na expectativa que se possa repor a segurança e a qualidade da água, lamentamos os transtornos que a situação possa ter causado", salienta.

Leia Também: Autoridades começam a fiscalizar acessos e condições de praias algarvias

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas