A Autoridade Nacional do Medicamente e Produtos de Saúde (Infarmed) informou, esta segunda-feira, que será feita a recolha "voluntária" de lotes do medicamento antidepressivo Fluoxetina toLife (20 mg) e, desta forma, suspensa a sua comercialização.
Através de uma nota informativa, o Infarmed explica que a empresa Towa Pharmaceutical, S.A procederá "à recolha voluntária do lote n.º 23KN163A do medicamento Fluoxetina toLife 20 mg cápsulas, cápsula, 60 unidade(s), com o número de registo 5223284".
Esta recolha deve-se ao facto de ter sido "detetado um resultado analítico acima dos limites aceitáveis para uma impureza".
Desta forma, a autoridade determinou "a suspensão imediata da comercialização deste lote" e refere que "as entidades que possuam este lote de medicamento em stock não o podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução".
Pede ainda que "os doentes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a este lote não devem interromper o tratamento". No entanto, "logo que possível, devem contactar o médico para que este possa analisar a necessidade ou não da substituição por um medicamento alternativo".
Leia Também: Pedidos de ensaios clínicos ao Infarmed sobem para 115 no 1.º semestre