Este sábado assistiu-se a um fenómeno raro, de nome pirocúmulo, provocado pelo incêndio que lavra no distrito de Vila Real.
A página de Facebook Meteo Trás os Montes - Portugal partilhou imagens onde é possível ver uma coluna de fumo, que depois começa a parecer-se com uma nuvem.
Nos comentários das duas publicações, vários internautas referiram que também viram o 'fenómeno', desde Vila Nova de Famalicão, Lamego, Peso da Régua ou Vila Nova de Gaia, partilhando também imagens.
O que é um pirocúmulo?
O pirocúmulo ou cumulonimbus flammagenitus é um fenómeno meteorológico originado em contexto de instabilidade atmosférica, formando-se uma nuvem densa na sequência de um incêndio ou atividade vulcânica. Têm, geralmente, o formato de uma couve-flor.
No caso de um incêndio florestal, é o intenso foco de calor que gera ascensões vigorosas de ar muito quente, misturado com gases e partículas de fumo e cinzas provenientes da queima de matéria vegetal.
Es simplemente descomunal. Estos comportamientos son los más extremos que puede tener un IF.
— Ignacio Villaverde (@WildlandFirefig) August 2, 2025
Foto de Meteo Tras os Montes Facebrook pic.twitter.com/lmnD6snCd5
De notar que o incêndio que lavra em Sabrosa, no distrito de Vila Real, tem duas frentes ativas. O segundo comandante sub-regional do Douro referiu que as equipas terrestres foram colocadas em pontos estratégicos, nomeadamente em São Martinho de Anta e na zona industrial de Sabrosa.
Para o combate a este fogo estão mobilizados cerca de 281 operacionais e 91 viaturas, de acordo com o site da Proteção Civil, consultado às 22h50.
Leia Também: "Espetacular". Meteoro avistado no céu durante a noite: Também viu?