O Centro Hospitalar de Leiria recebeu 50 pessoas nas unidades de Alcobaça e Leiria com vómitos e diarreia, até às 12h00 deste sábado. Na origem da indisposição poderá estar o contato com as águas da praia da Nazaré.
Ao Notícias ao Minuto, a unidade diz que 28 crianças e 22 adultos foram "expostos à contaminação" e que "apresentavam sintomas ligeiros, como náuseas, vómitos e diarreia".
Até ao momento, "não houve necessidade de internamento".
A atualização é feita depois de já terem sido registados 32 casos nas unidades de Alcobaça e Leiria até às 17h00 desta sexta-feira.
Recorde-se que a praia da Nazaré ficou interdita a banhos esta sexta-feira devido a uma falha técnica que levou a uma descarga dos esgotos pluviais e mau cheiro na zona.
Numa nota de imprensa, o município da Nazaré informa que “por precaução, e até à receção dos resultados das análises à qualidade da água, e por decisão das autoridades competentes, a praia encontra-se interditada a banhos".
A autarquia explica que "uma ocorrência técnica registada recentemente no sistema pluvial originou uma escorrência anómala, acompanhada de maus odores junto à linha de costa".
Apesar de a situação ter sido de imediato identificada e resolvida e de não existirem "sinais visíveis de escorrência ou maus cheiros", a autarquia pediu análises à água à saída da conduta para "garantir a qualidade da água e a segurança da população".
Na nota, a Câmara Municipal da Nazaré assegura que continua a acompanhar a situação, com monitorização reforçada e vigilância frequente no local, para prevenir qualquer reincidência.
“Reiteramos o nosso compromisso com a saúde pública, a qualidade ambiental e a segurança dos utilizadores da nossa praia, reconhecidos com distinções como a Bandeira Azul, e reforçamos o apelo à serenidade e confiança na atuação dos serviços municipais e das entidades competentes”, diz ainda a nota do município.
[Notícia atualizada às 15h31]
Leia Também: Autoridades reportam seis mortes e 513 salvamentos em três meses