Governo declara "situação de alerta em todo o território continental"

Alerta entra em vigor a partir da meia noite e estende-se até às 23h59 de quinta-feira, dia 7 de agosto.

Maria Lúcia Amaral fala aos jornalistas sobre a situação dos incêndios

© Lusa

Carolina Pereira Soares com Lusa
02/08/2025 13:06 ‧ há 10 horas por Carolina Pereira Soares com Lusa

País

Incêndios

A Ministra da Administração Interna Maria Lúcia Amaral decretou este sábado, numa conferência a partir do Palácio de São Bento, "situação de alerta em todo o território continental" - que entra em vigor a partir da meia noite e se prolonga até às 23h59 de quinta-feira, dia 7 de agosto.

 

"Esta decisão decorre da manutenção de temperaturas muito altas, dos baixos níveis de humidade e da necessidade de adotar medidas preventivas e especiais de resposta ao risco de incêndio em grande parte do território continental", declarou a ministra.

Maria Lúcia Amaral deixou ainda o alerta de que "a próxima semana será difícil".

A ministra enumerou as várias proibições que vão entrar em vigor: proibição de acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, proibição de queimadas e queimas (mesmo as que já estavam autorizadas), proibição de trabalhos em espaços florestais e espaços rurais com recurso a maquinaria e proibição de uso de fogo de artificio ou artefatos pirotécnicos (mesmo os já autorizados).

Maria Lúcia Amaral deixou, na mesma conferência, uma mensagem de "apreço, reconhecimento e gratidão" a todos os profissionais no terreno no combate às chamas.

"Peço que confiem nos nossos bombeiros, na nossa Proteção Civil e nas nossas autoridades. Todos eles têm, em conjunto, feito um trabalho extraordinário e incansável no terreno. A todos, dirijo uma palavra de sentido apreço, reconhecimento e profunda gratidão", afirmou, pedindo também que os portugueses "respeitem as indicações e as orientações das autoridades competentes; que respeitem as proibições e evitem quaisquer práticas que possam provocar incêndios".

Quais as proibições durante a situação de alerta? O que implica? Perceba

Quais as proibições durante a situação de alerta? O que implica? Perceba

Governo declarou "situação de alerta em todo o território continental" - num período compreendido entre as 00h00 de domingo, dia 3 de agosto, e as 23h59 de quinta-feira, dia 7 de agosto. As previsões meteorológicas para os próximos dias "apontam para um significativo agravamento do risco de incêndios rurais".

Notícias ao Minuto | 13:50 - 02/08/2025

De frisar que a maioria dos distritos das regiões do Norte, Centro e Algarve está hoje sob risco máximo de incêndio, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No Norte e Centro de Portugal continental, estão em risco máximo de incêndio quase todos os concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra e Santarém.

Os distritos de Coimbra e Portalegre também têm vários concelhos sob este alerta do IPMA.

No distrito de Faro, os concelhos de Monchique, Portimão, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira estão igualmente com risco máximo de incêndio.

Apenas alguns municípios no litoral do país, nomeadamente nos distritos de Lisboa, Setúbal, Porto e Aveiro estão com risco moderado incêndio.

Fogos: Maioria dos distritos do Norte, Centro e Algarve em risco máximo

Fogos: Maioria dos distritos do Norte, Centro e Algarve em risco máximo

A maioria dos distritos das regiões do Norte, Centro e Algarve estão hoje sob risco máximo de incêndio, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Lusa | 10:09 - 02/08/2025

[Notícia atualizada às 13h49]

Leia Também: Fogo em Ponte da Barca? "Os trabalhos estão a decorrer favoravelmente"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas