"Muito provavelmente já arderam habitações, pelos estrondos que se ouviram do rebentamento de botijas de gás. Casas de segunda habitação à entrada da Aldeia de João Pires, é provável que tenha acontecido, mas não está confirmado", adiantou o autarca de Penamacor, no distrito de Castelo Branco.
O fogo, que começou na freguesia de Aranhas e, em poucos minutos, progrediu entre Aldeia do Bispo e Aldeia de João Pires, tem agora outra frente, que avança para a localidade de Bemposta.
Segundo o presidente da Câmara de Penamacor, "neste momento as chamas circundam parte da Aldeia de João Pires" e a principal preocupação é dominar a frente que segue para Bemposta antes do anoitecer, enquanto os meios aéreos ainda podem atuar.
Caso tal não aconteça, o autarca receia que a situação se possa complicar durante a noite.
De acordo com António Beites, o mato está seco, há pelo caminho massas de pinheiros e de eucaliptos que podem dificultar a tarefa e referiu que o vento se está a intensificar.
Para q (EN) 332, que liga Penamacor - Aldeia de João Pires - Medelim, encontra-se encerrada ao trânsito.
Segundo a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, às 19h55 encontravam-se a combater as chamas 312 operacionais com 95 viaturas, apoiados por nove meios aéreos.
Leia Também: Incêndio em Penamacor aproxima-se da Aldeia de João Pires