Uma ameaça de bomba obrigou, este sábado, a uma aterragem de emergência de um avião da companhia aérea SATA, no aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa. A aeronave efetuava a ligação Ponta Delgada (Açores) para Bilbau (Espanha).
"O comandante acionou o protocolo de segurança e divergiu o voo para o aeroporto de Lisboa, tendo este aterrado em segurança, cerca das 12h00 (locais)", indicou a SATA Azores Airlines, num comunicado divulgado pelas 14h40.
Em causa está "uma ameaça de bomba a bordo do voo S4 504, que efetuava a ligação entre Ponta Delgada e Bilbau", acrescentou.
Como previsto no protocolo de segurança, "a aeronave foi encaminhada para uma zona isolada e segura" no aeroporto de Lisboa, por forma a poder ser realizado o desembarque de passageiros e tripulantes de forma tranquila e segura.
"De momento decorrem entrevistas aos passageiros e tripulação por parte das autoridades por forma a apurar os responsáveis por tal ocorrência", adiantou a empresa.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) disse à Lusa, pelas 15h00, que "as diligências ainda estão a ser formalizadas", sem adiantar se se tratou de uma falsa ameaça de bomba, nem se os trabalhos no local ainda decorrem.
O Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa disse à Lusa ter recebido um alerta pelas 12h32 e mobilizou meios para o local.
No mesmo comunicado, a SATA Azores Airlines indicou que o impacto na operação no dia de hoje está circunscrito ao voo de e para Bilbau, mantendo-se a restante operação como previsto.
A empresa reforçou ainda que a segurança dos passageiros "é a prioridade absoluta", lamentando os constrangimentos que esta situação possa ter causado, "mas à qual é completamente alheia".
Recorde-se que, segundo avançou a CNN Portugal, para o local foram chamadas várias corporações de bombeiros, que receberam o alerta por volta das 12h50. O avião aterrou pelas 13h15. O incidente começou por ser classificado como alerta vermelho, mas já foi reduzido para laranja.
Segundo revelou a SIC Notícias, as autoridades descartaram a presença de explosivos no seu interior.
O Notícias ao Minuto entrou em contacto com o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) que não adiantou informações, uma vez que estavam ainda a averiguar o sucedido.
[Notícia atualizada às 15h20]
Leia Também: EUA: Avião fez "manobra agressiva" para não colidir com outro. Há feridos