Um bebé nasceu "em plena Autoestrada 1 (A1)", ao km 110, com a ajuda dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior, que realizaram o parto.
"Os Bombeiros Voluntários de Rio Maior realizaram um parto em plena A1, ao km 110, quando se deslocavam para o Hospital de Santo André, em Leiria, por indisponibilidade dos hospitais de Santarém, Vila Franca de Xira e Caldas da Rainha", pode ler-se numa publicação no Facebook da Liga dos Bombeiros Portugueses.
Na partilha, a Liga dos Bombeiro refere ainda que o "parto foi realizado sem qualquer apoio diferenciado".
"Este é mais um dos muitos partos que têm sido feitos em ambulâncias dos bombeiros", pode ler-se.
Liga dos Bombeiros alerta: Bombeiros estão com "gestão difícil"
As corporações de bombeiros estão neste momento com problemas de gestão devido aos constrangimentos nas urgências, avisou, na semana passada, a Liga dos Bombeiros Portugueses, estimando que este ano já tenham nascido em ambulâncias pelo menos 38 bebés.
Em declarações à Lusa, o presidente da Liga frisou que as corporações de bombeiros estão com "uma gestão difícil" devido a urgências encerradas, uma vez que os tempos de intervenção por cada emergência pré-hospitalar são maiores, o que "obriga a ter mais ambulâncias nos corpos de bombeiros para responder" a todas as solicitações.
"O objetivo é que nasçam cada vez menos bebés em ambulâncias"
De notar também que, em abril deste ano, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, havia dito que "o objetivo é que nasçam cada vez menos bebés em ambulâncias, sobretudo através de gravidezes bem vigiadas".
"Se há uma área onde nos distinguimos nos últimos 45 anos é na área maternoinfantil e por isso o que temos é de conseguir garantir que esses indicadores se mantenham", referiu na altura.
Seis urgências fechadas durante o fim de semana
Seis urgências vão estar fechadas durante o dia de sábado e outras seis estarão também encerradas no domingo, sendo que cinco são de Ginecologia e Obstetrícia e uma de Pediatria.
As urgências de Obstetrícia e Ginecologia dos hospitais de Aveiro, Vila Franca de Xira, Setúbal e Leiria, a de Ginecologia das Caldas das Rainha vão estar encerradas no sábado, assim como a urgência pediátrica de Vila Franca de Xira.
No domingo, estarão fechadas as urgências de Ginecologia e Obstetrícia do Barreiro, Vila Franca de Xira, Santarém, Aveiro e Leiria e a urgência de Pediatria de Vila Franca de Xira.
Leia Também: Bebés nascidos prematuramente podem desenvolver mais problemas de atenção