O mistério em redor do desaparecimento da cidadã luso-brasileira Francisca Maria Souza dos Santos, de 44 anos, adensa-se.
A cozinheira, que trabalhava num restaurante de Tabuaço, no distrito de Viseu, desapareceu há mais de um mês, na noite do dia 20 de junho, quando foi despejar o lixo doméstico, de pijama.
Ao sair de casa deixou as luzes acesas e a televisão ligada, assim como os documentos em cima de uma banca, dando a entender que não pretendia demorar-se.
Consigo, Francisca levou apenas o telemóvel, cuja última localização foi registada perto do lixo. A partir daí, mais nada se sabe do seu paradeiro.
A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar o caso mas, de acordo com a SIC Notícias, não encontrou, para já, qualquer rasto da mulher.
No entanto, continuam a surgir vários dados suspeitos de que algo de grave terá acontecido mesmo a Francisca.
Cartão multibanco desaparecido
O Correio da Manhã (CM), por exemplo, revela esta terça-feira, 22 de julho, que o cartão bancário da conta em que Francisca Maria recebia o salário desapareceu.
Na carteira deixada em casa, a brasileira tinha pelo menos dois cartões de bancos do Brasil, e pelo menos um de uma entidade bancária portuguesa. No entanto, o cartão da conta onde recebia o ordenado não aparece.
O que o matutino não revela é se a conta foi ou não movimentada, desde que Francisca desapareceu.
Além disso, acrescenta o CM, no computador da brasileira, que vivia há 4 anos em Portugal, havia vários ficheiros apagados e o email não tinha nem correio eletrónico recebido, nem enviado.
Para já a linha de investigação das autoridades tem estado centrada nas relações amorosas de Francisca, ou seja no namorado e/ou ex-namorado.
Namorado interrogado garante estar de "consciência tranquila"
O alegado namorado, Luís de Jesus, já veio, entretanto, negar qualquer envolvimento no desaparecimento, em áudios enviados à família, como revelou a SIC Notícias.
"Boa tarde, Senhora Conceição [mãe de Francisca], eu estive ausente durante este tempo, depois eu conto-lhe tudo o que é que se está aqui a passar comigo. Sabe alguma coisa da Nené? É que eu não sei nada. A polícia apanhou-me à saída do hospital, levou-me, ficou com o meu telefone, ficou com tudo o que era meu. A senhora sabe alguma coisa da Francisca? Diga-me qualquer coisa, por favor. Eles ficaram com o meu telefone, tive que comprar um telefone novo e um chip novo. A Polícia Judiciária ficou-me com tudo. Sabe algumas novidades Senhora Conceição?", ouve-se num dos áudios enviados pelo homem à mãe da namorada, três semanas após o desaparecimento desta.
Já noutro áudio, Luís garantiu que estava de "consciência tranquila". "Não tenho nada a ver com o desaparecimento da Nené, por isso, colaborei com a Justiça. Acredito na polícia portuguesa", assegurou.
Bilhete na bíblia e carta com "desilusão"
Entretanto, o irmão de Francisca, Antônio Santos, veio até Portugal para procurar pela familiar. Em entrevista a diferentes canais de televisão, o brasileiro revelou também alguns pormenores que foi descobrindo ao longo dos dias, como por exemplo, um bilhete deixado dentro de uma bíblia.
"Tenho um casamento com Luís Jesus, a quem amo muito e estou muito feliz e grata", dizia a nota que, ao que tudo indica, foi escrita por Francisca e deixada na bíblia encontrada em casa na cozinheira.
Já Ismael Tomé, senhorio de Francisca, disse, em entrevista à SIC Notícias, que havia ainda uma carta, na qual Francisca falava em "desilusão", havia uma aliança e vários bilhetes na casa com "desabafos", que lhe deram a sensação de que a brasileira se tinha zangado com o namorado, Luís Jesus.
Namorado é cirurgião plástico? Talvez não
Namorado este que é português, tem cerca de 50 anos, e apresentou-se à família de Francisca como um médico cirurgião plástico, que trabalhava num hospital privado em Lisboa.
Porém, os familiares da mulher desaparecida não têm a certeza de que esta informação é verdadeira.
Embora falassem frequentemente com Luís, nunca o tinham visto nos apartamentos que dizia ter em Lisboa, mas já o tinham visto numa "quinta", rodeado por alguns "animais".
Irmão já se desfez de alguns bens de Francisca
Entretanto, Antônio Santos começou a desfazer-se de alguns bens de Francisca, o que deixou os vizinhos desconfortáveis.
À SIC Antônio Sousa recusa qualquer ligação entre o desaparecimento e uma dívida, entretanto paga e sublinha que se trata de um momento de "angústia".
"Nós estamos neste momento de angústia, esperando a qualquer momento um desfecho, uma informação que possa acalentar o nosso coração", começou por dizer, contando que está em Portugal para conseguir mais informações sobre o caso.
Apesar de todos os esforços para encontrar Francisca, a brasileira continua desaparecida. Família, amigos e conhecidos têm feito vários apelos nas redes sociais. Se alguém tiver mais pormenores sobre o caso deve contactar as autoridades.
Leia Também: Francisca foi despejar o lixo e desapareceu (há 1 mês). Eis o que se sabe