Ameaçavam residentes de zona em que traficavam droga em Almada

Dois jovens foram detidos, no dia 9 de julho, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes, em Almada. Os suspeitos proferiam "ameaças constantes [...] aos residentes daquela zona, instituindo nestes um forte sentimento de insegurança e receio".

PSP

© Shutterstock

Notícias ao Minuto com Lusa
11/07/2025 23:32 ‧ há 4 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

País

Setúbal

Dois jovens de 20 e 33 anos foram detidos, no dia 9 de julho, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes, em Almada, no distrito de Setúbal.

 

Uma investigação realizada pela Polícia de Segurança Pública (PSP) apurou que os suspeitos levavam a cabo os crimes em “zonas da via pública, junto de uma zona habitacional”.

Num comunicado endereçado esta sexta-feira às redações, as autoridades deram conta de que os indivíduos proferiam “ameaças constantes [...] aos residentes daquela zona, instituindo nestes um forte sentimento de insegurança e receio”.

Além das detenções, as diligências da PSP possibilitaram a apreensão de 61 doses de cocaína, de 13 doses de haxixe e de 283,50 euros em numerário.

Aquela força de segurança garantiu ainda prosseguir “com a sua estratégia de combate e prevenção à criminalidade violenta e grave”, mantendo “o seu compromisso no combate ao tráfico de estupefaciente”, mediante a promoção de “ações contínuas de prevenção e repressão da criminalidade com vista à garantia da segurança pública e ao bem-estar da comunidade”.

Esta foi uma ação do Comando Distrital de Setúbal, através da Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Almada.

Atos de violência associados ao tráfico de droga têm aumentado

Atos de violência associados ao tráfico de droga têm aumentado

Portugal tem vindo a registar um aumento de atos de violência associados ao tráfico de droga, alerta o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI).

Lusa | 18:32 - 31/03/2025

Saliente-se que, de acordo com os dados disponíveis no Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) referente ao ano passado, Portugal tem vindo a registar um aumento de atos de violência associados ao tráfico de droga, à semelhança do que está também a acontecer noutros países europeus.

O tráfico de haxixe por via marítima continua a registar um elevado número de ocorrências na costa algarvia, sendo esta uma zona que exige atenção redobrada por parte das autoridades. Ainda assim, no total, a quantidade apreendida caiu no ano passado mais de 80% face a 2023, e foram também feitas menos apreensões.

Os dados indicam ainda que ocorreu uma diminuição de 28,3% deste tipo de crimes. O número de apreensões de droga também desceu 24,7%, assim como o número de detenções, que caiu 36,6%. Só as quantidades apreendidas de heroína e ecstasy - 127,7% e 138,3%, respetivamente - é que aumentaram.

A nível geográfico, Lisboa foi o distrito onde as autoridades apreenderam mais haxixe e cocaína no ano passado, enquanto o Porto foi o distrito onde foi apreendida mais heroína.

Menos crimes, mas mais violentos. Fique a par do que diz o RASI

Menos crimes, mas mais violentos. Fique a par do que diz o RASI

O documento, entre vários dados, deu conta que a criminalidade violenta e grave aumentou, mas a criminalidade geral desceu, e que a delinquência juvenil tem aumentado desde 2021.

Notícias ao Minuto com Lusa | 19:39 - 31/03/2025

O documento revelou ainda que foram detidas 4.820 pessoas, sendo a maioria de nacionalidade portuguesa (3.694).

As organizações criminosas têm, de um modo geral, uma elevada capacidade tecnológica e financeira e, segundo o RASI, podem recorrer à corrupção de funcionários, quer do setor público, quer do setor privado, para conseguirem movimentar a droga, sobretudo cocaína.

Aliás, no tráfico de cocaína, o RASI alertou para uma ameaça que tem vindo a aumentar nos últimos anos e que está relacionada com a infiltração das redes criminosas nos portos marítimos e nos aeroportos, através do recrutamento de funcionários.

Leia Também: Lisboa. Detido após entrar no metro para "efetuar pichagem nos comboios"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas