Vídeo de "imigrante" que Ventura quer expulsar trata-se de... um 'meme'

Se depender de André Ventura, os alegados "imigrantes prestes a chegar" a Portugal "também estarão prestes a sair". Mas o vídeo que partilhou é um 'meme' com imagens de uma viagem entre o Bangladesh e a Arábia Saudita.

André Ventura, Chega,

© ANDRE DIAS NOBRE/AFP via Getty Images

Lusa
08/07/2025 23:23 ‧ há 5 horas por Lusa

País

Lusa Verifica

Alegação: "imigrantes ameaçam Ventura" e deputado defende a sua expulsão

 

No domingo, 6 de julho, o presidente do Chega partilhou nas redes sociais um vídeo de um cidadão indostânico a bordo de um avião, onde se lia "André Ventura, estamos prestes a chegar", mensagem à qual André Ventura respondeu "se depender de mim, também estarão prestes a sair", seguida dos ícones de três aviões, publicações que só no X e no Instagram já somam mais de 1,1 milhões de visualizações (https://archive.ph/gxEVn e https://archive.ph/c8Ih2).

Esse vídeo já tinha circulado no X em abril, em várias contas de teor racista e xenófobo, que encararam as imagens como uma ameaça ao líder do Chega, como neste exemplo já com mais de 276 mil visualizações - https://archive.is/6FnIr -, bem como noutras plataformas, como o Reddit: https://archive.ph/JYqCQ.

Factos: o vídeo é um 'meme' feito a partir de um vídeo de uma viagem entre o Bangladesh e a Arábia Saudita 

Um conjunto de pesquisas reversas de alguns dos fotogramas do vídeo permitiu perceber que aquele vídeo foi divulgado a 24 de abril por uma conta que diz publicar 'os melhores memes portugueses' no Instagram (https://archive.ph/2Ua4y) e que circulam outras versões jocosas ou xenófobas em inglês, árabe e alemão, mas sem referências a Portugal (exemplo: https://archive.ph/oYKla).

Permitiu também constatar que a versão partilhada por André Ventura é um plágio de outra publicada na véspera por outra conta do Instagram, onde já conta com 1,6 milhões de visualizações: https://archive.ph/Ggpni.

A consulta dessa conta durante o dia de segunda-feira revelou que o autor, Dayson Majestade, estava a publicar um conjunto de reações críticas ao deputado, que classificou de "oportunista" por usar aquele 'meme' "só para alimentar o ódio no público dele" sem conhecer o contexto das imagens e o destino do voo (exemplos: https://perma.cc/UCZ8-ELFR, https://perma.cc/77T5-JU6Y e https://perma.cc/49B6-5KSH).

O mesmo processo de pesquisa resultou ainda na identificação do vídeo original publicado no TikTolk a 6 de janeiro, na conta de um cidadão do Bangladesh, onde já foi visto mais de 3,5 milhões de vezes: descrição original do vídeo surge apenas a palavra 'Medina', a cidade saudita que é um dos principais locais sagrados para os muçulmanos.

Uma análise ao canal de Kuddus Monir, cujo lema é 'a minha religião é dedicar-me ao bem-estar da humanidade', permite encontrar outros vídeos do voo e da visita a Medina, na Arábia Saudita, nomeadamente à Mesquita do Profeta (exemplo: https://archive.ph/wyGy8). Contudo, não permitiu estabelecer qualquer relação daquela viagem ou daquele bengali com Portugal.

Contraditório

A Lusa Verifica tentou contactar Kuddus Monir, mas não obteve resposta. No entanto, conseguiu falar com Dayson Majestade, que se mostrou surpreendido com a utilização abusiva que foi feita do seu 'meme'. "Todos sabem que o Ventura odeia imigrantes e aproveita qualquer vídeo para cultivar o ódio para a audiência dele, mas não esperava que ele iria pegar nesse 'meme' para ter likes, partilhas e principalmente comentários cheios de preconceitos".

O jovem explica que "quem segue a [sua] página sabe que o conteúdo são 'memes'" e que brinca "com tudo, seja preto, branco, imigrantes, etc." "Aquele é um 'meme' sarcástico porque todos sabemos que [os imigrantes] não são bem-vindos no país. Por isso fi-lo com aquela descrição e com aquela música de fundo", explica Dayson Majestade, de 28 anos, a viver atualmente em Londres.

A Lusa Verifica também questionou o deputado André Ventura e um dos seus assessores sobre qual a origem do vídeo, sobre se conhece a identidade da pessoa que filma ou o contexto real das imagens, bem como se o deputado tem autorização para difundir o vídeo nas redes sociais, mas não obteve resposta.

Avaliação Lusa Verifica: Falso

É falso que o vídeo divulgado pelo deputado André Ventura e por contas que promovem o racismo e a xenofobia constitua qualquer tipo de aviso ao líder do Chega ou a Portugal. Na verdade, não passa de um 'meme' feito a partir de um vídeo pessoal de um cidadão do Bangladesh que partilhou imagens de uma viagem de avião para Medina, na Arábia Saudita.

Leia Também: "Quando numa escola não encontramos uma Maria ou um João: Há um problema"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas