Irão queixou-se da falta de condenação de ataques de Israel e EUA

O Irão queixou-se hoje à França, Alemanha e Reino Unidos por não terem condenado os ataques de Israel e Estados Unidos ao programa nuclear iraniano, numa discussão com representantes dos três países europeus em Istambul, Turquia.

Kazem Gharibabadi

© Askin Kiyagan/Anadolu Agency/Getty Images

Lusa
25/07/2025 15:50 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Nuclear

"Tivemos uma conversa séria, franca e detalhada com representantes dos países do E3/UE, na qual discutimos os últimos desenvolvimentos relacionados com o levantamento das sanções e a questão nuclear", afirmou o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Kazem Gharibabadi, um dos representantes da delegação iraniana.

 

"Concordámos em realizar novas consultas sobre esta questão", acrescentou Gharibabadi na rede social X.

O encontro foi o primeiro desde o conflito armado entre Israel e o Irão, que decorreu no mês passado, e aconteceu após os três países europeus [conhecidos como E3] terem ameaçado reativar as sanções contra a República Islâmica.

Durante a reunião, o Irão lamentou aos representantes europeus a ausência de condenação por parte dos três países a Israel e aos Estados Unidos pelos ataques às instalações nucleares e a centros populacionais iranianos, explicando as "posições de princípio" do país sobre a situação do acordo nuclear, atualmente paralisado, entre Teerão e a comunidade internacional.

Nos últimos dias, as duas partes estiveram em conflito devido ao chamado mecanismo "snapback", uma medida que permite teoricamente aos europeus reativarem as sanções contra Teerão, segundo o acordo nuclear de 2015.

Este é o mesmo tratado que as autoridades iranianas consideram invalidado após a retirada dos Estados Unidos do pacto em 2018, durante a primeira Administração de Donald Trump, e pela alegada falta de cooperação demonstrada pelo E3.

Leia Também: Irão reafirma direito de enriquecer urânio antes de reunião com europeus

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas