A maior árvore do mundo tem 47 troncos e fica localizada na Floresta Nacional de Fishlake, no Utah, Estados Unidos da América (EUA).
Agora, pela primeira vez na história da sua longa vida, um grupo de cientistas, constituído por investigadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia, em Atlanta, e da Universidade de Utah, conseguiram perceber, através de "centenas de amostras de DNA", que o Pando ('Populus tremuloides') em questão tem, pelo menos, mais de uma dezena e meia de milhares de anos.
Segundo os dados publicados no bioRxiv, após a investigação, além de ser a maior árvore do mundo, esta poderá ser dos organismos mais antigos da Terra, uma vez que tem entre 16 e 80 mil anos.
Apesar de parecer toda uma floresta - e até ser conhecida como tal - o Pando é, na verdade, uma única árvore, com 47 mil caules ligados por um sistema de raízes que se espalha por cerca de 43 hectares.
Pando — cujo nome em latim significa "eu espalho" — é uma planta triploide, o que significa que suas células contêm três cópias de cada cromossoma, em vez de duas. Como tal, ela não se pode reproduzir, cria clones de si mesma.
O artigo agora publicado será agora submetido à revisão de pares.
Leia Também: Dupla que derrubou árvore centenária condenada a 3 e 4 anos de prisão