Síria. Presidente aponta transferência da segurança em Sweida para drusos

O Presidente da Síria anunciou hoje a transferência para "fações locais e xeques drusos" da responsabilidade pela manutenção da segurança em Sweida (sul), palco de confrontos sectários que fizeram mais de 350 mortos desde domingo.

Druze poeple in Golan Heights gather near Syria border

© Lusa

Lusa
17/07/2025 06:21 ‧ há 10 horas por Lusa

Mundo

Síria

Num discurso transmitido pela televisão, Ahmad Al-Sharaa prometeu responsabilizar os responsáveis pelas atrocidades contra os drusos.

 

De acordo com um novo balanço do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), divulgado na quarta-feira à noite, os confrontos entre as comunidades sírias drusa e sunita em Sweida fizeram mais de 350 mortos desde o último fim de semana.

A organização não-governamental, com sede em Londres e uma vasta rede de contactos em toda a Síria, afirma que foram mortos 79 combatentes drusos, 55 civis, 189 membros do exército ou das forças de segurança e 18 combatentes beduínos sunitas, que combateram ao lado das forças de segurança do governo, também maioritariamente sunita.

O Ministério da Defesa sírio anunciou ao início da noite de quarta-feira que o exército começou a retirar-se da cidade de Sweida.

Por outro lado, Ahmad Al-Sharaa condenou os "ataques em grande escala de Israel contra as infraestruturas civis e governamentais sírias".

Israel efetuou na quarta-feira múltiplos ataques na Síria, incluindo dois na capital, Damasco, contra o quartel-general do exército sírio e outro junto ao palácio presidencial.

O OSDH relatou também pelo menos dois ataques de aviação israelita contra a cidade de Sweida.

Os ataques israelitas, justificados com o apoio aos drusos, resultaram na morte de 15 soldados e membros das forças de segurança sírias, adiantou a organização.

Ahmad Al-Sharaa elogiou a mediação dos Estados Unidos, da Turquia e dos países árabes, que, segundo ele, "salvou a região de um destino desconhecido".

Horas antes, em Washington, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, anunciou um acordo para cessação das hostilidades.

"Entrámos em contacto com todas as partes envolvidas nos confrontos na Síria. Acordámos medidas específicas que porão fim esta noite a esta situação preocupante e assustadora", adiantou o chefe da diplomacia norte-americana, nas redes sociais.

Leia Também: Síria anuncia retirada do exército de cidade drusa de Sweida

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas