Correios britânicos: 13 tiraram a própria vida após acusações injustas

Pelo menos 13 pessoas ter-se-ão suicidado no Reino Unido após serem injustamente acusadas de desviar dinheiro dos Correios britânicos, um erro provocado por uma falha informática, revela um relatório publicado hoje.

Royal Mail takeover by Czech billionaire Daniel Kretinsky approved

© Lusa

Lusa
08/07/2025 15:40 ‧ há 5 horas por Lusa

Mundo

Relatório

Entre 1999 e 2015, centenas de pessoas que trabalhavam nas agências dos Correios britânicos [Post Office em inglês] foram injustamente condenadas por roubo, fraude e falsa contabilidade, tendo algumas sido presas e outras forçadas a declarar falência.

 

Alguns perderam as suas casas, enquanto outros sofreram problemas de saúde e nas suas relações familiares ou foram ostracizados pelas suas comunidades.

O juiz aposentado Wyn Williams, que preside a um inquérito público sobre o escândalo, afirmou num relatório publicado hoje que 13 pessoas se suicidaram e outras 59 tiveram pensamentos suicidas devido ao impacto nas suas vidas.

O culpado foi um sistema informático de contabilidade chamado Horizon introduzido pelos Correios há 25 anos nas agências para automatizar a contabilidade das vendas. 

No entanto, o programa apresentava frequentemente défices falsos nas contas, levando os Correios a processar judicialmente os gerentes das agências por desonestidade para os obrigar a reembolsar o dinheiro.

No total, o relatório refere que cerca de mil pessoas foram processadas e condenadas com base no sistema defeituoso.

Os problemas dos Correios, que são propriedade do Estado mas funcionam como uma empresa privada, eram conhecidos há anos.

Mas a dimensão total da injustiça só se tornou amplamente conhecida no ano passado, quando um programa de ficção televisivo inspirado no caso galvanizou o apoio às vítimas.

O Governo introduziu, entretanto, legislação para anular as condenações e indemnizar as vítimas.

O relatório de terça-feira foi o primeiro a ser publicado pelo inquérito, que deverá emitir um novo relatório numa data posterior, no qual serão potencialmente identificados culpados.

Leia Também: Três homens culpados de fogo posto em Londres a mando de Moscovo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas